header top bar

section content

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras dá dicas para evitar acidentes com gás de cozinha

O militar deu algumas dicas de como você, em sua residência, deve agir em caso de vazamentos de gás de cozinha.

Por Campelo Sousa

30/07/2020 às 14h52 • atualizado em 30/07/2020 às 15h27

O tenente-coronel do corpo de bombeiros militar de Cajazeiras, Edênio Mendes, participou do programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão que é apresentado por Fernando Antônio e deu dicas de como agir em caso de vazamentos de gás de cozinha.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Vegetação que cresce no inverno pode representar risco de incêndio na estiagem, alerta bombeiro

“O botijão não explode, mas ocorre vazamento e quando a pessoa detectar que existe vazamento de gás de cozinha deve inicialmente abrir as portas e janelas para que o gás não se acumule no local, porque se o gás acumular no local qualquer tipo de faísca de um fósforo ou até mesmo no interruptor de energia que gera pequenas faíscas, pode ocasionar um incêndio em virtude do gás que fica acumulado na cozinha ou em qualquer outro local”, destacou.

Edênio disse ainda que se o vazamento estiver entre a válvula (borboleta) e o botijão, a orientação é nunca acender com isqueiro para testar pois isso pode causar incêndio.

“O teste para verificar o vazamento deve ser feito com esponja e detergente ou sabão, faz a espuma e passa ao redor, se sair bolhas é porque não foi bem encaixado, desencaixa e aperta novamente, mas se o vazamento permanecer então deve ser feita a troca do registro ou do botijão”, revelou.

O tenente-coronel destacou ainda que em caso de chama no botijão, abrir portas e janelas, retirar as pessoas de dentro da casa e ligar para o corpo de bombeiros através do número 193, para que esse botijão seja levado para um local arejado até que o vazamento acabe.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: