header top bar

section content

VÍDEO: Jovem que sofreu descarga elétrica durante festa em Piancó, não resiste e morre em Campina Grande

O comandante da 4ª Companhia Independente de Bombeiro Militar em Itaporanga, capitão Gleison Medeiros, falou sobre o caso ao Diário do Sertão

Por Luiz Adriano

17/06/2022 às 10h30 • atualizado em 17/06/2022 às 10h41

A jovem Débora Fernanda da Silva que tinha 20 anos de idade, a qual sofreu uma descarga elétrica na madrugada do último sábado (11) durante o primeiro dia da festa do padroeiro Santo Antonio, na cidade de Piancó, Sertão da Paraíba, não resistiu e veio a falecer nesta quinta-feira (16) por volta das 18h no Hospital de Trauma de Campina Grande.

Segundo a Assessoria da unidade campinense, a paciente deu entrada no Trauma na última quarta-feira (15) às 22h27, e foi concluído o protocolo de morte encefálica as 18h desta quinta-feira (16). Conforme o hospital, ela ficou mantida nos aparelhos para doação de órgãos que está acontecendo na manhã desta sexta-feira (17).

O FATO

Débora Fernanda da Silva sofreu uma descarga elétrica na madrugada do último sábado (11) durante o primeiro dia da festa do padroeiro Santo Antonio, na cidade de Piancó, Sertão da Paraíba. De princípio, a moça foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Regional do município.

Conforme o capitão Gleison, do Corpo de Bombeiros, o fato se deu no final da festa, por volta de 4h15 da madrugada. Ele falou ao Diário do Sertão que testemunhas disseram que uma amiga da vítima estava encostando na estrutura do camarote quando teria tocado nela, e devido está chovendo no local e a moça está descalça, a descarga acabou lhe atingindo.

O capitão explicou que a jovem ficou desacordada e foi removida ao hospital pela viatura do SAMU por está mais próxima do local.

Débora Fernanda da Silva tinha apenas 20 anos de idade – Foto: reprodução/redes sociais.

SUPOSTA MELHORA

Ele disse que teve contato ainda no sábado (11) com o pai da moça, e segundo o genitor, ela estava sedada na UTI, mas conforme a equipe de saúde, a paciente apresentava sinais vitais preservados e a medicação estava sendo diminuída, devido à boa reação ao tratamento.

VERSÃO DA PREFEITURA

Por telefone, o responsável pelo controle interno e corregedoria da Prefeitura de Piancó, Antonio Leite, conversou com o Diário do Sertão e disse que o local onde a jovem sofreu a descarga, foi em um palco auxiliar que está regulamentado através de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Segundo ele, havia uma coluna que possivelmente estaria energizada por vazamento de uma corrente oriunda de um freezer de um ambulante, o que teria causado o acidente. Antonio explicou que essa versão foi passada à prefeitura por testemunhas e técnicos que estavam no local. Conforme suas informações, não há um laudo específico por um órgão oficial que possa dar a precisão do fato.

Ele explicou que havia cerca de 40 pessoas em cima do palco o que cairia a possibilidade de haver corrente no local, sendo assim, segundo ele, “o palco auxiliar não estava energizado, pois, se tivesse, todos teriam tomado choque”.

Ele relatou também que toda toda a estrutura foi analisada pelo Corpo de Bombeiros. Conforme Antonio, após o ocorrido, o palco foi desmontado.

DECRETO

Após o acontecido, a Prefeitura Municipal de Piancó emitiu um decreto proibindo durante o evento, a utilização por estabelecimentos comerciais, de freezers/congeladores no entorno do local de realização da Festa. Quanto aos vendedores ambulantes regularmente e previamente cadastrados na Prefeitura, tiveram que providenciar caixas térmicas e isopores para a comercialização de seus produtos.

PIORA NO QUADRO

Devido ao agravamento do quadro de saúde de Débora, ela teve que ser transferida de Piancó para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite da última quarta-feira (15), e infelizmente, não resistiu e veio a óbito no início da noite desta quinta-feira (16).

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

De acordo com a assessoria do Hospital de Trauma de Campina Grande, o protocolo de morte encefálica foi emitido às 18h desta quinta-feira (16), e o corpo ficou mantido nos aparelhos para doação de órgãos que está acontecendo na unidade hospitalar na manhã desta sexta-feira (17).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: