header top bar

section content

VÍDEO: Jiboia de aproximadamente 2 metros de comprimento é vista na zona urbana de São Bento

Ao Diário do Sertão, o major Barbosa, da 2ª CIBM, relatou que é comum aparecer jiboias na zona urbana de cidades do Sertão da Paraíba, e que quando não apresentam ferimentos, são devolvidas ao habitat natural delas

Por Luiz Adriano

02/03/2024 às 21h53

Um cobra da espécie jiboia com cerca de 2 metros de comprimento, foi vista na tarde dessa sexta-feira (1º) na cidade de São Bento, região de Catolé do Rocha.

Populares perceberam o animal em uma árvore e acionaram o Corpo de Bombeiros da 2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar da Paraíba (CIBM-PB) sediada na cidade de Catolé do Rocha, para realizar os procedimentos técnicos para resgate da serpente.

Os militares compareceram no local, fizeram a retirada do animal e em seguida devolveram a jiboia para seu habitat natural.

Ao Diário do Sertão, o major Barbosa, da 2ª CIBM, relatou que é comum aparecer jiboias na zona urbana de cidades do Sertão da Paraíba, e que quando não apresentam ferimentos, são devolvidas ao habitat natural delas.

Ele ressaltou ainda que a orientação dos bombeiros é que a população não jogue objetos no animal e que imediatamente ligue para o número 193 e acione o Corpo de Bombeiros.

Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros/PB

A jiboia-constritora

A jiboia é uma espécie de serpente não venenosa encontrada em várias regiões do Brasil e outros países da América Latina. Ela é conhecida por ser uma serpente robusta e de hábitos noturnos, que geralmente se alimenta de pequenos mamíferos, aves e répteis.

Ainda assim, a jiboia pode variar em tamanho, podendo chegar a medir mais de 3 metros de comprimento, mas em média, costuma ter cerca de 2 metros. Sua coloração também pode variar bastante, mas geralmente é marrom ou cinza com manchas escuras ou marrons.

Como também, apesar de ser uma serpente grande, a jiboia é geralmente tranquila e pouco agressiva com os humanos, a menos que se sinta ameaçada. Ela pode ser encontrada em diversos habitats, como florestas, cerrados, áreas de caatinga e até mesmo em áreas urbanas.

Em outras palavras, é importante ressaltar que, apesar de não ser venenosa, a jiboia pode morder e causar ferimentos. Portanto, se você encontrar uma jiboia em seu caminho, é recomendável manter a distância e evitar tocá-la. Assim como, quaisquer animal silvestre.

(texto em itálico: reproduzido do Corpo de Bombeiros do Ceará).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: