header top bar

section content

VÍDEO: Condenação de Tyrone por agressão a Myriam é mantida; prefeito deve passar fins de semana em albergue

Câmara Criminal do TJPB manteve, por unanimidade, a condenação do prefeito de Sousa pelo crime de violência doméstica praticado contra sua ex-namorada, a advogada Myriam Gadelha, em 2018

Por Luis Fernando Mifô

09/04/2024 às 13h30 • atualizado em 09/04/2024 às 15h17

Em sessão realizada na manhã desta terça-feira (9), a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve, por unanimidade, a condenação do prefeito Fábio Tyrone (PSB), do município de Sousa, no sertão do estado, pelo crime de violência doméstica. A pena a ser cumprida é de um ano e quatro meses em regime aberto. Em razão disso, o prefeito deverá ser recolhido aos finais de semana em casa de albergue. Ainda cabe recurso.

O recorte de vídeo acima mostra o momento em que o relator do processo, desembargador Marcio Murilo da Cunha Ramos, vota mantendo a pena de um ano e quatro meses e acata apenas o apelo da defesa de Tyrone para excluir a reparação civil.

Em seu voto, o relator ainda negou as preliminares apresentadas pela defesa de alegação de incompetência jurisdicional; competência de vara especializada e nulidade por ausência de decisão de admissão da assistência de acusação. Durante a sessão de julgamento, Márcio Murilo excluiu uma indenização no valor de R$ 15 mil, como reparação à vítima. Ainda votaram os desembargadores Saulo Henriques de Sá e Benevides (presidente da Câmara Criminal) e Fred Coutinho.

Fábio Tyrone é réu por agressão física cometida contra sua ex-namorada, a advogada Myriam Gadelha, no dia 7 de dezembro de 2018. Segundo a acusação, o prefeito trancou a ex-namorada em seu quarto e a espancou com tapas, chutes e socos, conforme consta do laudo traumatológico, além de manter com ela relacionamento psicologicamente abusivo e manipulador, como também consta dos autos.

Além disso, a condenação traz repercussões na seara eleitoral, tendo em vista a suspensão dos direitos políticos pelo período da pena e a consequente impossibilidade de votar ou ser votado, fato que o impedirá de ser candidato nas próximas eleições, quando a ação transitar em julgado.

Fábio Tyrone, prefeito de Sousa (Foto: Divulgação)

Outras acusações

A defesa de Myriam Gadelha disse ao Diário do Sertão que não é a primeira vez que Fábio Tyrone é acusado de agressão ou se envolve em confusão com mulheres.

Segundo a defesa de Myriam, Tyrone responde processo por ter batido em sua ex-esposa, que é promotora de justiça; e se envolveu em confusão com uma mulher na praia de Canoa Quebrada, no Ceará, e com outra moça nas dependências de um bar em Brasília (este último em 2021), além de outras condenações no âmbito administrativo, a exemplo da recente condenação criminal por corrupção passiva no “Caso Assolan”.

Outro lado

O Diário do Sertão tentou falar com o prefeito Fábio Tyrone por telefone, mas as chamadas caíram em caixa de mensagem. O espaço fica aberto para o prefeito ou sua defesa se manifestarem. Para envio de nota, temos o e-mail [email protected]

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: