Patos registra queda de 40% nos assassinatos e zera crimes sem solução em 2025, diz Polícia Civil
De janeiro a junho deste ano, a cidade registrou nove homicídios e 15 tentativas, totalizando 24 crimes graves contra a vida. Todos foram devidamente esclarecidos pela DHE, com inquéritos remetidos ao Poder Judiciário

Todos os casos de homicídios consumados e tentados na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, no primeiro semestre de 2025 foram elucidados pela Polícia Civil.
O desempenho de 100% de elucidações no período analisado reforça a constatação de que a Polícia Civil da Paraíba (PCPB) é a que mais elucida esse tipo de crime em todo o Norte/Nordeste, análise ratificada por institutos de pesquisa sediados no Sudeste do país.
De janeiro a junho deste ano, a cidade de Patos registrou nove homicídios consumados e 15 tentativas de homicídio, totalizando 24 crimes graves contra a vida. Todos eles foram devidamente esclarecidos pela Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE), com inquéritos remetidos ao Poder Judiciário.
Operações constantes – No semestre analisado, a Polícia Realizou pelo menos oito operações de impacto em Patos e cidades circunvizinhas: Operação Dominação, Divisa Integrada III, Aegis, Cacimba Nova, Gênesis, Guardião, Game Over e Operação Colosso. O trabalho de repressão qualificada resultou em mais de 70 prisões de envolvidos em homicídios, tráfico de drogas e associação criminosa.
Redução de 40%
De acordo com especialistas em segurança pública, a identificação e prisão de responsáveis por crimes é um dos fatores cruciais para a redução dos delitos, uma vez que a resposta dada pelo Estado – ao passo em que tira os criminosos de circulação – diminui a sensação de impunidade.
Além dos 100% de desempenho nas elucidações, a Polícia Civil constatou ainda uma queda de 40% na taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) nesse primeiro semestre de 2025, com relação ao mesmo período de 2024.
“É o menor número de assassinatos dos últimos onze anos, nas análises de primeiro semestre dessa série histórica. É, por outro lado, o resultado dos métodos investigativos determinados pela Delegacia-Geral da nossa Polícia Civil, elogiados nacionalmente, e que, junto com ações de outras forças policiais, contribui fortemente para a diminuição desses crimes em todo o estado”, destacou o delegado seccional em Patos, Rodrigo Monteiro.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário