header top bar

section content

VÍDEO: Motorista de ônibus escolar que faz linha Cajazeiras-Ipaumirim-CE é flagrado sob suspeita de embriaguez

O ônibus foi retido até a chegada de outro motorista, designado pela prefeitura de Ipaumirim, que assumiu a condução e garantiu a continuidade do serviço de forma segura

Por Luiz Adriano

31/07/2025 às 09h32

Um motorista de ônibus escolar que faz o transporte de estudantes entre Cajazeiras (PB) e Ipaumirim (CE) foi flagrado sob suspeita de embriaguez na noite da última terça-feira (29), após uma denúncia recebida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo a PRF, a denúncia foi feita por meio do telefone de emergência 191 e indicava que o condutor teria consumido bebida alcoólica antes de iniciar a viagem com os estudantes. Diante da gravidade da informação, a equipe da Unidade Operacional de Cajazeiras iniciou abordagens a veículos escolares com destino ao Ceará.

Por volta das 22h40, um dos ônibus foi parado para fiscalização. Durante a abordagem, os agentes observaram sinais de comportamento suspeito por parte do motorista, que tentou burlar o teste do etilômetro passivo ao manter a boca fechada durante o procedimento. Ele também se recusou a realizar o teste com bocal em modo pré-teste na unidade da PRF.

Diante da recusa, os policiais lavraram o auto de infração com base no artigo que prevê penalidade para quem se nega a realizar exame que comprove a influência de álcool ou substância psicoativa, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além disso, foi constatado que o motorista não havia comprovado o tempo mínimo de descanso obrigatório, descumprindo a chamada “Lei do Descanso” (Lei nº 13.103/2015). Durante a abordagem, o condutor chegou a confessar que havia consumido bebida alcoólica enquanto aguardava os alunos em um bar.

O ônibus foi retido até a chegada de outro motorista, designado pela prefeitura, que assumiu a condução e garantiu a continuidade do serviço de forma segura.

Foto: divulgação/PRF-PB

A PRF reforçou que atitudes como essa colocam em risco a vida de todos os passageiros, especialmente quando se trata do transporte de crianças e adolescentes. A corporação afirmou que seguirá atuando com rigor para coibir esse tipo de conduta nas rodovias federais.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: