header top bar

section content

VÍDEO: Operações ambientais no Sertão apreendem mais de 400 aves silvestres; capitã destaca combate e educação

Segundo a capitã, a Polícia Ambiental tem atuado tanto na repressão quanto na prevenção. Ela destacou o trabalho educativo como essencial para novas gerações

Por Luiz Adriano

19/08/2025 às 18h13 • atualizado em 19/08/2025 às 18h16

Nos últimos dias, o Batalhão de Polícia Ambiental da Paraíba, por meio da 3ª Companhia Ambiental do Sertão, realizou operações em diferentes municípios da região que resultaram em apreensões significativas de aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro. A comandante, capitã Thaís, falou ao vivo no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, e deu detalhes das ações.

No Vale do Piancó, na manhã do último sábado (16), uma operação considerada exitosa flagrou um traficante de animais transportando e comercializando ilegalmente cerca de 400 canários, na cidade de Boa Ventura. “Fizemos toda a parte administrativa e criminal, e os animais foram encaminhados para a Fazenda Tamanduá, onde existe um viveiro de adaptação e soltura”, explicou a capitã.

Já em Bonito de Santa Fé, nesta segunda-feira (18), durante rondas de rotina, guarnições flagraram cerca de 60 aves expostas de forma irregular. O responsável não possuía autorização para criação dos animais e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil. Além disso, foi aplicada multa. “Cada ave, pelo valor atual, gera multa de 8 UFR”, destacou.

Foto: divulgação/Polícia Ambiental

Conscientização e educação ambiental

A capitã Thaís reforçou que a Polícia Ambiental tem atuado tanto na repressão quanto na prevenção. “[O nosso objetivo] é que a população se conscientize. As fiscalizações continuarão sendo feitas em toda a região, serão intensificadas no Sertão e Alto Sertão, e todas as pessoas flagradas nessa situação irregular serão responsabilizadas.”

Ela também destacou o trabalho educativo realizado nas escolas. “Levamos animais até as escolas, levamos esse conhecimento para as futuras gerações, para que a gente possa combater no primeiro sentido, que é a parte educativa. Se as escolas da região quiserem acionar o Batalhão para trazer educação ambiental, nós estamos à disposição.”

Ocorrência em Boa Ventura – Foto: divulgação/Polícia Ambiental

Devolução voluntária

A capitã esclareceu que não há penalidades para quem decidir entregar animais de forma voluntária. “O cidadão que entregar os animais não recebe nenhum tipo de sanção. A gente simplesmente recolhe o animal. O mais importante para nós é recolher o animal e devolvê-lo à natureza.”

Como denunciar

A população pode contribuir com denúncias de crimes ambientais por meio do telefone 190 ou pelo e-mail [email protected]. É fundamental que sejam informados o endereço e os detalhes para que a Polícia chegue ao local.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: