header top bar

section content

VÍDEO: Comandante do 13º BPM diz que ajuda da população foi crucial para reduzir crimes no Vale do Piancó

Questionado se a população tem ajudado a polícia, o comandante foi enfático: "Quando a população entende da sua responsabilidade, não tem como dar errado"

Por Luiz Adriano

13/09/2025 às 12h56 • atualizado em 13/09/2025 às 13h04

O tenente-coronel C. Lima, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, sediado no Vale do Piancó, concedeu entrevista nessa sexta-feira (12) ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão. Em resposta a uma pergunta do radialista e repórter Cláudio Nepó, da TV Diário do Vale, o oficial ressaltou a importância da colaboração da sociedade com as forças de segurança.

Questionado se a população tem ajudado a polícia, o comandante foi enfático: “Quando a população entende da sua responsabilidade, não tem como dar errado”.

Ele parabenizou os moradores das 20 cidades do Vale do Piancó, classificando como “fenomenal” o apoio prestado às ações da PM. Segundo C. Lima, esse trabalho conjunto tem sido determinante para reduzir índices de criminalidade na região.

“Quem chega em uma das cidades, todo mundo sabe quem é, e geralmente a sociedade quer saber quais as intenções daquela pessoa ali naquela cidade”, explicou.

O comandante citou exemplos práticos da eficácia dessa parceria. Em Coremas, afirmou que o foco do tráfico foi desarticulado, resultando em uma redução entre 50% e 60% nos índices relacionados ao crime. Situações semelhantes, segundo ele, ocorreram também em Piancó e Itaporanga.

Outro caso de destaque foi a captura de um integrante de facção criminosa, identificado como Tião de Macaúba, também conhecido como “Pará” em Goiás, onde estava foragido. De acordo com o oficial, informações repassadas pela população foram essenciais para localizá-lo.

“Ele se intitulava o veneno da cobra cascavel, mas um popular nos ajudou. Localizamos ele em uma cidade de Goiás. A polícia de lá armou a operação e, na troca de tiros, ele veio a óbito”, relatou.

O comandante concluiu reforçando a necessidade da participação social no trabalho de segurança pública: “Se a sociedade não estiver lado a lado, ombro a ombro com os órgãos de segurança, nada adianta a gente trabalhar, porque vamos precisar de vocês”, concluiu.

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA COM O COMANDANTE DO 13º BPM

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: