VÍDEO: Comandante do 13º BPM diz que ajuda da população foi crucial para reduzir crimes no Vale do Piancó
Questionado se a população tem ajudado a polícia, o comandante foi enfático: "Quando a população entende da sua responsabilidade, não tem como dar errado"
O tenente-coronel C. Lima, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, sediado no Vale do Piancó, concedeu entrevista nessa sexta-feira (12) ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão. Em resposta a uma pergunta do radialista e repórter Cláudio Nepó, da TV Diário do Vale, o oficial ressaltou a importância da colaboração da sociedade com as forças de segurança.
Questionado se a população tem ajudado a polícia, o comandante foi enfático: “Quando a população entende da sua responsabilidade, não tem como dar errado”.
Ele parabenizou os moradores das 20 cidades do Vale do Piancó, classificando como “fenomenal” o apoio prestado às ações da PM. Segundo C. Lima, esse trabalho conjunto tem sido determinante para reduzir índices de criminalidade na região.
LEIA TAMBÉM:
“Quem chega em uma das cidades, todo mundo sabe quem é, e geralmente a sociedade quer saber quais as intenções daquela pessoa ali naquela cidade”, explicou.
O comandante citou exemplos práticos da eficácia dessa parceria. Em Coremas, afirmou que o foco do tráfico foi desarticulado, resultando em uma redução entre 50% e 60% nos índices relacionados ao crime. Situações semelhantes, segundo ele, ocorreram também em Piancó e Itaporanga.
Outro caso de destaque foi a captura de um integrante de facção criminosa, identificado como Tião de Macaúba, também conhecido como “Pará” em Goiás, onde estava foragido. De acordo com o oficial, informações repassadas pela população foram essenciais para localizá-lo.
“Ele se intitulava o veneno da cobra cascavel, mas um popular nos ajudou. Localizamos ele em uma cidade de Goiás. A polícia de lá armou a operação e, na troca de tiros, ele veio a óbito”, relatou.
O comandante concluiu reforçando a necessidade da participação social no trabalho de segurança pública: “Se a sociedade não estiver lado a lado, ombro a ombro com os órgãos de segurança, nada adianta a gente trabalhar, porque vamos precisar de vocês”, concluiu.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA COM O COMANDANTE DO 13º BPM
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário