VÍDEO: Delegada lamenta caso de maus-tratos a gado em Cajazeiras: “situação monstruosa”
Segundo a autoridade policial, cerca de 20 animais foram localizados "bastante famintos, debilitados e negligenciados pelo proprietário"
A delegada Ana Valdenice, da Delegacia Distrital de Cajazeiras, concedeu entrevista ao repórter Ivanildo Dunga, da TV Diário do Sertão, e comentou sobre a ocorrência de maus-tratos a animais registrada em um sítio na zona rural do município.
Durante a conversa, a delegada classificou o cenário encontrado pelos policiais como uma “situação monstruosa”. Segundo ela, cerca de 20 animais foram localizados “bastante famintos, debilitados e negligenciados pelo proprietário”.
De acordo com Ana Valdenice, o responsável pelos animais já foi identificado e ouvido. Ela informou ainda que será encaminhado um ofício à Secretaria do Meio Ambiente para que adote as providências cabíveis quanto à situação dos animais.
LEIA TAMBÉM:
A Polícia Civil também colheu depoimentos de testemunhas e foi informada de que um dos bois morreu recentemente em decorrência dos maus-tratos.

Segundo a delegada, cerca de 20 animais foram localizados “bastante famintos, debilitados e negligenciados pelo proprietário” – Foto: divulgação/PCPB
A delegada explicou que o caso envolve cerca de 20 animais, entre machos, fêmeas e novilhas. O suspeito teria alegado que a seca dificultou a alimentação do rebanho, mas a delegada rebateu o argumento.
“A gente entende a questão da estiagem, mas não podemos admitir que ocorram maus-tratos dessa natureza contra esses animais. Sabemos que neste período os agricultores e fazendeiros adotam as providências para alimentar os animais. Não é admissível que eles venham a falecer naquela situação que estava sendo imposta a esses animais”, disse.
Ana Valdenice esclareceu ainda que, por se tratar de gado — não considerado animal domesticado na lei — será instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). “Ele irá responder o processo em liberdade, mas com certeza o Judiciário irá aplicar uma pena a esse cidadão”, afirmou.
A delegada fez um alerta aos criadores da região sobre a responsabilidade no manejo dos animais neste período de seca.
“Os criadores têm o conhecimento de como deve ser o procedimento. Existem outros alimentos que podem ser adquiridos e, dependendo da situação financeira, podem vender alguns animais, mas o que não pode é deixar eles à própria sorte numa região árida daquela”, finalizou.
Entenda o caso
A equipe da Delegacia Distrital de Cajazeiras, sob a coordenação da delegada Ana Valdenice, diligenciou na manhã dessa quarta-feira (12) até o sítio Picadas para averiguar uma denúncia de maus-tratos contra animais.
No local, os policiais constataram uma situação de abandono e negligência. Várias cabeças de gado estavam confinadas em um curral, sem alimentação, com pouca água disponível e visivelmente debilitadas.
Diante do cenário, os agentes identificaram o proprietário dos animais, que deverá responder pelo crime de maus-tratos, conforme previsto na Lei dos Crimes Ambientais.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário