header top bar

section content

Ricardo Coutinho entrega Cidade Madura de Patos e tornam ODE e programa habitacional políticas de Estado

Na solenidade de inauguração, Ricardo Coutinho destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado para a melhor idade.

Por Diário do Sertão

30/12/2018 às 09h20

O governador Ricardo Coutinho entregou, neste sábado (29), o Condomínio Cidade Madura em Patos, no Sertão do Estado. Este é o sexto empreendimento entregue pelo Governo do Estado dentro do programa habitacional voltado para a terceira idade e referência no País. Na ocasião, Ricardo sancionou dois projetos de lei que tornam este programa habitacional e o Orçamento Democrático Estadual (ODE) política de Estado.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 4,7 milhões na construção de 40 unidades habitacionais com o padrão adotado pelo Programa Cidade Madura. O empreendimento completo possui área aproximada de 48 m², com terraço, sala, banheiro, cozinha, área de serviço, entre outras benfeitorias. Há, ainda, toda uma infraestrutura voltada para a acessibilidade e sustentabilidade.

Na solenidade de inauguração, Ricardo Coutinho destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado para a melhor idade. “Quem, porventura, algum dia disse que esse Governo não tinha sensibilidade entende muito pouco de sensibilidade, e menos ainda do que é Governo. Esse é o Governo da Paraíba que mais sensibilidade real, verdadeira demonstrou com o povo. Entre na Comunidade Cigana em Sousa e vão saber o que estou dizendo. Visite os 39 quilombolas e vão perceber a presença do Estado. Observe as pessoas idosas nos abrigos, beneficiadas pelo Projeto Acolher, contempladas pelo Empreender que vão saber o que é sensibilidade”, afirmou.

Em seu discurso, o governador comemorou a transformação do ODE e do Programa Cidade Madura em políticas de Estado: “A casa é uma questão de dignidade. Quem constrói durante toda a sua vida, muitas vezes, chega aos seus 70, 80 anos, sem um lugar para morar. É em nome de toda essa ideia que transformamos o Cidade Madura em política de Estado, ou seja, tem de arrumar espaço para as pessoas idosas. Nosso Governo conseguiu e os demais conseguirão”.

Ricardo entrega Cidade Madura de Patos

A presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correia Lima, também comemorou a transformação do Cidade Madura em política de Estado. “O Cidade Madura não é mais uma, duas ou a sexta unidade que está sendo entregue. É uma política permanente do Governo do Estado, elevando a Paraíba a um patamar de referência, com visitas de vários estados, como Rio Grande do Norte ou Paraná, para aprender com a Paraíba como se trata um idoso”, pontuou.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Gervásio Maia, destacou a importância de o Programa Cidade Madura ter virado uma política de Estado. “O governador Ricardo Coutinho realizou uma política de amparo voltada para melhor idade com o cuidado e zelo que nossos idosos precisam. Estamos muito felizes em participar desse momento no qual o Cidade Madura e Orçamento Democrático Estadual são instituídos por meio de Lei”, ressaltou Gervásio.

Além de Patos, contam com o Cidade Madura os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Sousa e Cajazeiras. Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), o Programa Cidade Madura tem se destacado em nível nacional pelo pioneirismo e pelo modelo de gestão adotado.

Participaram ainda da solenidade de inauguração do Cidade Madura de Patos o prefeito do município, Bonifácio Rocha, o deputado estadual Nabor Wanderley, auxiliares do Governo do Estado, entre outras autoridades.

Ricardo entrega Cidade Madura de Patos

Adeus solidão
A maior parte dos idosos selecionados pelo Programa Cidade Madura vivia sozinha. Passar no processo de seleção significa dar adeus à solidão e conquistar novos amigos, além da atenção de uma equipe multidisciplinar.

É o caso do aposentado José Cândido de Carvalho. Além de morar sozinho, seu Antônio pagava aluguel, tirando o dinheiro do salário mínimo que recebe. “Com a aposentadoria que muito mal dá para comer, ainda tinha de pagar aluguel, água e luz. Fui selecionado e estou muito feliz”, comemorou.

Aos 70 anos, a aposentada Eunice Bezerra passou a vida pagando aluguel. “Eu vi o Cidade Madura de Sousa e gostei muito. Por isso me inscrevi no de Patos e agradeço a Deus por essa oportunidade”, contou.

A coordenadora do Cidade Madura de Patos, Magda Félix, explicou que os idosos selecionados passarão a morar no condomínio em fevereiro. “Uma equipe de assistentes sociais da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Humano fez a seleção por meio de visitas domiciliares, para saber se o idoso atendia aos requisitos para ser contemplado”, acrescentou.

Ricardo entrega Cidade Madura de Patos

Acessibilidade
Todas as unidades do Cidade Madura são adaptadas para as necessidades dos idosos, dispondo de itens como barras de apoio no banheiro e rampas de acesso, construídas segundo as normas de acessibilidade.

Além disso, o Condomínio Cidade Madura possui toda a infraestrutura básica de saneamento, rede elétrica, rede de abastecimento de água e pavimentação em blocos intertravados.

O empreendimento ainda conta com Centro de Vivência, Núcleo de Assistência à Saúde, um bloco destinado à guarita, visando à proteção dos idosos. Para o lazer, os idosos contam com praça com bancos, mesas para jogos, redário e equipamento para ginástica, além de uma horta integrada à parte urbanística.

Ricardo entrega Cidade Madura de Patos

Paralelamente a toda infraestrutura, o Cidade Madura ainda possui mecanismos de sustentabilidade, a exemplo de energia solar fotovoltaica, cuja instalação das placas já está em licitação.

A área do empreendimento, destinado a idosos que não têm moradia própria, é do Governo do Estado.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Recomendado pelo Google: