header top bar

section content

Após morte de vereador, suplente eleito com sete votos assume vaga em cidade do Sertão

O presidente da Câmara confirmou que a solenidade de posse aconteceu em uma sessão realizada na Câmara nessa segunda.

Por Luzia de Sousa

11/07/2019 às 15h03

Bernardino é policial militar (Foto: Eduarda Costa/Câmara de Vereadores de Curral Velho)

Um vereador na cidade de Curral Velho, Sertão da Paraíba tomou posse no Câmara de Vereadores nessa segunda-feira (8) após ocupante do cargo morrer em acidente de motocicleta no final do mês de junho. O suplente, João Bernardino Pereira (PR), 49 anos, recebeu apenas sete votos na eleição de 2016, correspondente a 0,39% dos votos válidos no município sertanejo.

VEJA TAMBÉM: Vereador do Sertão da Paraíba cai de moto após perder boné e acaba morrendo

O presidente da Câmara de Curral Velho, Cleonaldo Leite (PSB) confirmou ao Portal G1, que a solenidade de posse aconteceu em uma sessão realizada na Câmara nessa segunda, com a presença dos demais colegas de Casa Legislativa. O vereador contou que apesar dos poucos votos foram seguidos os ritos legais para que Bernardino, como é conhecido o policial militar assumisse a cadeira deixada por Antônio Jailson Alves, mais conhecido como Antônio Carnaúba (PR).

“Cumprimos o regimento e empossamos Bernardino. Sabemos que ele teve menos de 1% dos votos válidos, mas a legislação eleitoral havia indicado que ele era o suplente”, comentou o presidente da câmara de Curral Velho.

A vaga ocupada por Bernardino, eleito suplente a partir do coeficiente eleitoral, que soma os votos obtidos pela coligação e distribui entre os candidatos mais votados dentro da aliança entre os partidos, determinou que após Antônio Carnaúba, vereador mais votado no pleito de 2016 em Curral Velho, com 237 votos (13,17% dos votos válidos), o próximo na linha de sucessão seria o policial militar com apenas sete votos.

A coligação da qual o Partido da República (PR), legenda de Bernardino e de Antônio Carnaúba, tinha também os partidos PC do B e DEM. Na eleição de 2016, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a coligação de Bernardino obteve 541 votos, elegendo no total três vereadores.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

REFORMA AGRÁRIA

VÍDEO: Coordenadora da CPT Sertão afirma que terras são um direito dos camponeses e não do agronegócio

CLIMA IDEAL

VÍDEO: Prefeito revela interesse de empresas em instalar parque de energia solar em Monte Horebe

INTERVENÇÃO

VÍDEO: Diretor da SCTrans fala sobre planos para dar segurança aos pedestres em frente à São João Bosco

"QUER ENRICAR AINDA MAIS"

VÍDEO: Pastor de Cajazeiras diz que famoso bispo está vendendo imagens de deusa egípcia na igreja