header top bar

section content

VÍDEO: Saiba quem são os pré-candidatos já definidos para prefeito de Sousa e como os grupos se articulam

Em análise do comentarista Levi Dantas, "a oposição está na fase de namoro político", mas vem se fortalecendo. Até o momento, os dois grupos apresentam três nomes cada um

Por Jocivan Pinheiro

09/10/2023 às 16h22 • atualizado em 09/10/2023 às 17h35

Os adversários políticos do prefeito Fábio Tyrone (PSB) continuam buscando alinhamento entre si para fortalecer o grupo de oposição – em quantidade de membros e poder de voto – a fim de derrotarem o candidato que virá a ser indicado por Tyrone nas eleições para prefeito do município de Sousa em 2024.

O mais recente movimento foi uma reunião em que, pela primeira vez, o ex-deputado federal Leonardo Gadelha e o ex-prefeito João Estrela estiveram juntos discutindo as alianças oposicionistas para “alinhar o pensamento”, segundo disse o próprio João Estrela. No encontro estavam também o médico Gilberto Sarmento; o presidente da Câmara Municipal, Novinho de Carlão (PDT); o vereador Assis Estrela (PDT) e o ex-vereador Ananias Vieira.

O radialista e comentarista político Levi Dantas passou detalhes desse encontro no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão. Segundo Levi, o ex-prefeito João Estrela revelou que também já havia acontecido um encontro entre Gilberto Sarmento, que é um dos pré-candidatos da oposição, e o também médico José Célio, em João Pessoa, durante uma confraternização de estudantes formados em Medicina na década de 1970. Recentemente, José Célio voltou a dar plantão no Hospital Regional de Sousa (HRS), a convite do prefeito Fábio Tyrone, mas a adesão do médico ao grupo do prefeito ainda não está garantida.

Encontro de alguns membros da oposição de Sousa, da esquerda para a direita: ex-vereador Ananias Vieira; presidente da Câmara, Novinho de Carlão; médico Gilberto Sarmento; ex-deputado federal Leonardo Gadelha; ex-prefeito João Estrela

Pré-candidatos da oposição

Levi Dantas teve acesso a uma pesquisa interna da oposição, cujo resultado apresentou bons índices de aprovação entre os pré-candidatos já postos, que são: o médico Gilberto Sarmento (União Brasil), o deputado estadual André Gadelha (MDB) e a vereadora Lana Dantas (Rede).

Pré-candidatos a prefeito pela oposição: André Gadelha, Gilberto Sarmento, Lana Dantas

“A oposição está naquela fase de namoro político. Leonardo Gadelha nunca tinha conversado dessa forma com o ex-prefeito João Estrela. João já conversou com Renato Gadelha [pai de Leonardo], com Lafayette Gadelha [ex-vereador]. Há informações de que Marcondes, quando vir à cidade de Sousa na próxima ocasião, também deverá manter encontro com o ex-prefeito João Estrela. Então, parece que aquelas arestas históricas estão quebradas em razão de todo mundo se unir para enfrentar o candidato a ser indicado pelo prefeito Fábio Tyrone nas próximas eleições. Por enquanto o voo segue sem turbulência”, comentou Levi.

“Muita coisa tem para rolar. Se continuar assim, esse pensamento realmente alinhado, a oposição chega forte para a disputa eleitoral. A gente não teve disputas tão intensas como aquela de 2008, que a decisão foi por 121 votos. Na última eleição, 74% dos votos válidos foram para o candidato à reeleição Fábio Tyrone. Na eleição de 2016 também teve uma maioria de dois mil votos. Enfim, já faz tempo que a cidade não tem uma disputa acirrada. E, pelo andar da carruagem, se continuar todas as peças no grupo de oposição e todas as peças no grupo de situação, teremos uma possibilidade de eleição muito disputada ano que vem”, acrescenta o comentarista.

Pré-candidatos da situação

No grupo alinhado com o prefeito Fábio Tyrone, três nomes já foram postos como pré-candidatos: o vice-prefeito Zenildo Oliveira (sem partido), o secretário municipal de Gabinete Helder Carvalho (sem partido) e o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer Lindolfo Pires (Republicanos).

Pré-candidatos a prefeito pela situação: Lindolfo Pires, Helder Carvalho, Zenildo Oliveira

Recentemente, o vereador Radamés Estrela (PDT), que foi presidente da Câmara Municipal de Sousa apoiado pelo seu primo, João Estrela, apareceu em uma foto ao lado do prefeito Fábio Tyrone e do secretário Helder Carvalho, o que indica que, provavelmente, ele permanecerá alinhado com a prefeitura, onde mantém parentes em diversos cargos.

No entanto, segundo Levi Dantas, a oposição pretende “tirar da cartola um trunfo” para enfraquecer Radamés dentro do próprio reduto eleitoral dele, a comunidade Lagoa dos Estrela. A estratégia seria lançar Johanna Estrela (ex-vice-prefeita e ex-secretária de Assistência Social) como candidata a vereadora para dividir votos na comunidade dos Estrelas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: