header top bar

section content

VÍDEO: Confira as posições dos municípios sertanejos nos rankings regional e estadual do Previne Brasil

O Diário do Sertão fez um levantamento das posições de cada município do Sertão paraibano no ranking do Previve Brasil, modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios brasileiros através de recursos federais

Por Luis Fernando Mifô

05/02/2024 às 17h20 • atualizado em 05/02/2024 às 17h44

O Diário do Sertão fez um levantamento das posições de cada município do Sertão paraibano no ranking do Previne Brasil, modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios brasileiros através de recursos federais. O lavantamento, com base nos dados do Ministério da Saúde, mostra em que posição cada município sertanejo ficou dentro da sua microrregião e também no ranking estadual.

O objetivo do Previne Brasil é promover uma grande reestruturação na forma como o Governo Federal distribui recursos para que os municípios invistam na Atenção Primária à Saúde, que é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Atenção Primária à Saúde é desenvolvida nos locais mais próximos do cotidiano das pessoas para facilitar o primeiro atendimento e acompanhamento pela rede pública. Isso se dá através, sobretudo, da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que promove diversos serviços às comunidades  por meio das Unidades de Saúde da Família.

O Previne Brasil é um modelo misto de financiamento à Atenção Primária calculado com base em capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo financeiro com base em critério populacional e incentivos para ações estratégicas.

Os indicadores vão desde procidemtos mais simples, como aferição de pressão arterial, até o registro de atendimento a gestantes e diabéticos, e cada um desses atendimentos precisa obedecer a uma série de regras para que seja contabilizado para o programa.


Rankings regional e estadual dos municípios sertanejos


REGIÃO DE CAJAZEIRAS, com 15 municípios

Na região polarizada por Cajazeiras, quem lidera com o melhor desempenho no Previne Brasil é o município de Bonito de Santa Fé, que ficou em 3º lugar no ranking estadual. Em seguida aparece Cachoeira dos Índios, em 37º lugar no Estado. Em 3º na região e 41º no Estado, surge Monte Horebe. A cidade polo, Cajazeiras, ficou em 8º lugar regional e 133º estadual.

REGIÃO DE SOUSA, com 9 municípios

Na região polarizada por Sousa, lidera o município de Nazarezinho, que ficou na 16ª posição no ranking estadual. Em seguida vem Aparecida, em 17º lugar no Estado. Em 3º na região e 18º no Estado, ficou Santa Cruz. A cidade polo, Sousa, ficou na última posição regional e 205ª estadual.

VALE DO PIANCÓ, com 16 municípios

Na região polarizada por Itaporanga, quem lidera com o melhor desempenho no Previne Brasil é o município de Santana de Mangueira, que ficou em 2º lugar no ranking estadual. Em seguida aparece São José de Caiana, em 10º lugar no Estado. Em 3º na região e 15º no Estado, surge Piancó. A cidade polo, Itaporanga, ficou no 14º lugar regional e 120º estadual.

REGIÃO DE POMBAL, com 5 municípios

Na região polarizada por Pombal, lidera o município de São Bentinho, que ficou na 7ª posição no ranking estadual. Em seguida vem São Domingos, em 20º lugar no Estado. Em 3º na região e 92º no Estado, ficou Paulista. A cidade polo, Pombal, ficou na últimna posição regional e 156ª estadual.

REGIÃO DE PRINCESA ISABEL, com 4 municípios

Na região polarizada por Princesa Isabel, quem lidera com o melhor desempenho no Previne Brasil é o município de Juru, que ficou em 33º lugar no ranking estadual. Em seguida aparece Manaíra, em 77º lugar no Estado. Em 3º na região e 111º no Estado, surge a cidade polo, Princesa Isabel. Em último na região e 143º lugar no Estado, ficou Tavares.

REGIÃO DE CATOLÉ DO ROCHA, com 10 municípios

Na região polarizada por Catolé do Rocha, lidera o município de Riacho dos Cavalos, que ficou na 52ª posição no ranking estadual. Em seguida vem Brejo dos Santos, em 70º lugar no Estado. Em 3º na região e 72º no Estado, ficou Mato Grosso. A cidade polo, Catolé do Rocha, ficou na 6ª posição regional e 155ª estadual.

REGIÃO DE PATOS, com 25 municípios

Na região polarizada por Patos, quem lidera com o melhor desempenho no Previne Brasil é o município de São José do Bonfim, que ficou em 4º lugar no ranking estadual. Em seguida aparece Junco do Seridó, em 6º lugar no Estado. Em 3º na região e 13º no Estado, surge Condado. A cidade polo, Patos, ficou na última colocação regional e 203ª estadual.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: