header top bar

section content

Para agradar fiéis, padre de Cajazeiras devolve ‘Santo da Chuva’ à igreja, revela relação com prefeita evangélica e declara que vai lutar pela população que está ‘morrendo’ de sede. Vídeo!

O sacerdote conta que aos poucos está se familiarizando com os dois municípios e lá também vai exercer militância social.

Por Jocivan Pinheiro

09/05/2016 às 16h20 • atualizado em 09/05/2016 às 18h07

O padre da Diocese de Cajazeiras, Chico Mendes, conhecido também pelo seu engajamento social, deixou as paróquias de Bernardino Batista, Joca Claudino e Poço Dantas para assumir as de Bonito de Santa Fé e Monte Horebe. Em entrevista à TV Dário do Sertão, ele conta que aos poucos está se familiarizando com as populações dos dois municípios onde agora é sacerdote administrativo e que lá também vai exercer seu papel de militante social se for necessário.

Veja também

? MUDANÇA: Diocese realiza troca de padres em cidades da região de Cajazeiras. Confira!

?Padre da Diocese de Cajazeiras se despede e revela tristeza com mudança de paróquia

Igreja de Bonito de Santa Fé-PB

Igreja da cidade de Bonito de Santa Fé, no Sertão

“Nós vamos dando continuidade àquilo que foi feito pelos padres que passaram aqui até agora. Mas podemos dizer que estamos felizes e sentimos que o povo dessas cidades é muito acolhedor, isso nos faz um bem imenso. E estamos abertos para dialogar com todos, para trabalhar com todos e contamos com toda a sociedade”, disse.

Padre Chico Mendes foi um dos líderes dos vários protestos na região de Bernardino Batista que pediam a conclusão da rodovia BR-434. Mas em Bonito de Santa Fé e Monte Horebe, tudo indica que a luta vai ser pela água.

Segundo ele, Monte Horebe está em situação mais complicada porque o município é abastecido apenas por carros-pipa, enquanto que em Bonito existe o açude Bartolomeu, que recebeu água das últimas chuvas. “Nós queremos que venha solução, seja da natureza e também dos nossos governantes”, completa.

Padre Mendes está em Monte Horebe e Bonito

Padre Mendes está em Monte Horebe e Bonito

Igreja Católica e prefeita evangélica
O sacerdote garantiu que a sua relação com a prefeita de Bonito de Santa Fé, Alderi Caju, que congrega em igreja evangélica, será amistosa e de mútua colaboração, e essa diferença religiosa não vai atrapalhar as festividades católicas do município. Inclusive, a prefeita já teria se colocado à sua disposição para ajudar.

“O nosso entendimento é o melhor possível, de modo que não há dificuldade de trabalhar pelo fato de ela ser evangélica. Nós somos abertos e estamos prontos pata o diálogo, e precisamos de todas as forças da sociedade, inclusive do poder público.”

Imagens retiradas da igreja de Monte Horebe
Com base na fé e na superstição, a população católica de Monte Horebe reclamou da retirada de algumas imagens da igreja local, principalmente a de São José Operário, padroeiro das chuvas, por parte do ex-administrador. Alguns acreditam que a escassez de chuva no município tem relação com a retirada da imagem.

Apesar de respeitar a fé do povo, padre Chico Mendes não acredita que a falta de chuva está diretamente ligada a esse fato. Ele explica que as imagens foram retiradas pelo padre anterior para que a igreja passasse por uma reforma, mas elas serão recolocadas na paróquia, só que em um lugar específico que será construído.

Igreja de Monte Horebe-PB

Igreja da cidade de Monte Horebe, no Sertão

“Isso é uma expressão da fé do povo. A gente não pode questionar. O fato é que os santos são nossos mensageiros, e São José é invocado como patrono das chuvas, então nós acreditamos que São José pede a Deus que mande chuvas para nossa região. Porém eu não acredito que a escassez de chuva em Monte Horebe esteja ligada à retirada da imagem. Mas é necessário que a imagem seja recolocada na igreja, já que os fiéis se sentem bem rezando diante dela.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: