header top bar

section content

VÍDEO: Prefeitura organiza cemitérios e familiares embelezam jazigos para o Dia de Finados em Cajazeiras

Cemitérios estão recebendo retoques e reformas pela Prefeitura, enquanto que os túmulos e mausoléus são cuidados pelos parentes e amigos

Por Jocivan Pinheiro

31/10/2017 às 15h30 • atualizado em 31/10/2017 às 15h32

Cemitérios de Cajazeiras já estão sendo preparados para o feriado do Dia de Finados na próxima quinta-feira, 2 de novembro, data em que tradicionalmente as pessoas visitam os jazigos de familiares, amigos e personalidades públicas que já faleceram.

Os cemitérios estão recebendo retoques e reformas pela Prefeitura, enquanto que os túmulos e mausoléus são cuidados pelos parentes e amigos dos finados.

No Dia de Finados os dois cemitérios de Cajazeiras – Nossa Senhora Aparecida, que fica no Jardim Oásis, e Coração de Maria, no Centro – recebem milhares de visitantes não só da cidade, mas de toda a região. O feriado também aquece a venda de vários produtos, como alimentos, água, velas e flores.

Jovem retoca transcrições na cruz de jazigo de ente querido

A prática de visitar os jazigos no Dia de Finados é considerada um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica e acontece desde a Idade Média.

Neste dia os visitantes depositam flores nos jazigos e mausoléus dos entes queridos e rezam pelas suas almas. Para muitos, o Dia de Finados deve ser um dia de culto à vida mais do que à morte.

“Este é um dia de renovação da esperança diante daqueles que, pela nossa fé, cremos que já nos antecedem na casa do Pai. Então não é um dia de tristeza. Nós choramos por aqueles que partiram porque sentimos a falta. Mas jamais devemos cair no desespero”, diz padre Josinaldo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

VÍDEO

Capitão da PM conta que vítima de tiros em Cajazeiras fez revelação sobre crime antes de morrer

VÍDEO

No Sertão, Ricardo Coutinho rebate presidente da assembleia e manda recado duro para governador da PB

SAÚDE PÚBLICA

VÍDEO: Mensagem Empresarial recebe especialista em saúde pública e fala de práticas integrativas do SUS

DESCONTRAÇÃO

VÍDEO: Sucesso na internet, Gleyfy Brauly e MC Nem animam o programa Xeque Mate dessa semana