header top bar

section content

VÍDEO: Prefeitura organiza cemitérios e familiares embelezam jazigos para o Dia de Finados em Cajazeiras

Cemitérios estão recebendo retoques e reformas pela Prefeitura, enquanto que os túmulos e mausoléus são cuidados pelos parentes e amigos

Por Jocivan Pinheiro

31/10/2017 às 15h30 • atualizado em 31/10/2017 às 15h32

Cemitérios de Cajazeiras já estão sendo preparados para o feriado do Dia de Finados na próxima quinta-feira, 2 de novembro, data em que tradicionalmente as pessoas visitam os jazigos de familiares, amigos e personalidades públicas que já faleceram.

Os cemitérios estão recebendo retoques e reformas pela Prefeitura, enquanto que os túmulos e mausoléus são cuidados pelos parentes e amigos dos finados.

No Dia de Finados os dois cemitérios de Cajazeiras – Nossa Senhora Aparecida, que fica no Jardim Oásis, e Coração de Maria, no Centro – recebem milhares de visitantes não só da cidade, mas de toda a região. O feriado também aquece a venda de vários produtos, como alimentos, água, velas e flores.

Jovem retoca transcrições na cruz de jazigo de ente querido

A prática de visitar os jazigos no Dia de Finados é considerada um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica e acontece desde a Idade Média.

Neste dia os visitantes depositam flores nos jazigos e mausoléus dos entes queridos e rezam pelas suas almas. Para muitos, o Dia de Finados deve ser um dia de culto à vida mais do que à morte.

“Este é um dia de renovação da esperança diante daqueles que, pela nossa fé, cremos que já nos antecedem na casa do Pai. Então não é um dia de tristeza. Nós choramos por aqueles que partiram porque sentimos a falta. Mas jamais devemos cair no desespero”, diz padre Josinaldo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

SONHO REALIZADO

VÍDEO/FOTOS: Prefeitura de Cajazeiras realiza sorteio de 300 apartamentos e evento é marcado pela emoção

MUITA ÁGUA!

A MAIOR DA HISTÓRIA: ruas e avenidas em Sousa viram rios após fortes chuvas durante a madrugada. Veja!

SERTÃO EM DESTAQUE

VÍDEO: Com cajazeirense na vice-presidência, Paulo Maia toma posse para comandar OAB Paraíba até 2021

MODELOS DE SUCESSO

VÍDEO: Empresários do Pará interessados em implantar TV A CABO visitam Netline e TV Diário do Sertão