header top bar

section content

VÍDEO: Ao lançar Campanha da Fraternidade, Diocese de Cajazeiras faz jantar para pessoas em situação de rua

Com uma missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Francisco de Sales, concelebrada por diversos padres e que contou com a presença de dezenas de fiéis, a igreja reflete sobre a realidade da fome no Brasil

Por Luiz Adriano

24/02/2023 às 21h21

Na Casa de Acolhimento Santa Dulce dos Pobres, a Diocese de Cajazeiras deu início oficialmente à Campanha da Fraternidade 2023 nesta quaresma. Com uma missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Francisco de Sales, concelebrada por diversos padres e que contou com a presença de dezenas de fiéis, a igreja reflete sobre a realidade da fome no Brasil.

Em sua homilia, o bispo reforçou que a campanha mostra uma consequência do pecado, no caso a fome, à qual por meio dos exercícios quaresmais, a Igreja no Brasil convida a todos a enfrentar com ações fraternas e solidárias.

“A conferência Nacional dos Bispos do Brasil nos ajuda a pensar a dimensão solidária, fraterna, caritativa da igreja, com um olhar muito específico para uma das realidades que clamam à atenção tanto da sociedade quanto da igreja, e quase que providencialmente depois de celebrarmos o Congresso Eucarístico Nacional com o tema: ‘Pão em todas as mesas’, emerge da realidade esse grito da fome que assola tantos ambientes, lares em nosso país, então esse é o olhar da igreja durante este ano, para que possamos além de refletir, promover ações concretas, incidir através de atitudes que sejam transformadoras, e para isto cada cristão é convidado a viver esta dimensão solidária, fraterna, própria desse tempo da Quaresma, olhando para esta realidade e engajando nos vários ambientes onde a igreja já faz esse trabalho, no caso nosso, concreto, nós escolhemos este espaço aqui na cidade de Cajazeiras, onde já desenvolvemos um trabalho intenso de acolhimento dos mais vulneráveis, para que a partir daqui pudéssemos lançar nossa Campanha da Fraternidade”, disse o bispo.

Na Casa de Acolhimento Santa Dulce dos Pobres, em Cajazeiras – foto: TV Diário do Sertão

Com o lema bíblico “Dai-lhes vós mesmos de comer”, extraído do Evangelho de Mateus 14:16, a campanha convoca toda a sociedade brasileira (pessoas, comunidades, instituições e instâncias em todos os níveis) à solidariedade com quem passa fome. Em Cajazeiras, a Diocese mantém com ajuda de voluntários, religiosos e leigos, um Centro de Acolhimento às pessoas em situação de rua, com alimentação, banheiros e utensílios pessoais.

“Nós temos um leque grande de pessoas, sobretudo, aqueles que habitam na rua, que passam por aqui, que têm um ambiente digno para sentirem-se um pouco em casa, acolhidos. Aqui também faz a distribuição de cestas básicas para as famílias das diversas paróquias assistidas pela nossa diocese, daqui também se faz as triagens para aqueles mais vulneráveis que estão nos campos das drogas, que são enviados para as casas de recuperação, casas terapêuticas que nós temos na nossa diocese. É de fato um esforço contínuo, é uma casa de passagem onde a gente tenta dar aqueles mais vulneráveis o sentido de pertença a uma família, e também os voluntários que aqui trabalham entram nessa dinâmica de criar esse ambiente de família nessa casa dedicada à Santa Dulce dos Pobres”, enfatizou Dom Francisco de Sales.

Após a missa, foi oferecido um jantar fraterno como um gesto concreto da solidariedade.

Veja fotos da abertura da Campanha da Fraternidade 2023 na Diocese de Cajazeiras:

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: