header top bar

section content

VÍDEO: Emocionada, prefeita Corrinha entrega a chave de Cajazeiras ao novo bispo: “Esperança renovada”

Um dos momentos marcantes da chegada de Dom Francisco Gabriel foi a entrega da chave simbólica da cidade pelas mãos da prefeita Corrinha Delfino

Por Luis Fernando Mifô

06/07/2025 às 12h53 • atualizado em 06/07/2025 às 13h10

Um dos momentos marcantes da chegada do novo bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, na tarde deste sábado (05), foi a entrega da chave simbólica da cidade pelas mãos da prefeita Corrinha Delfino. A cerimônia aconteceu logo após o bispo desembarcar do veículo que o trouxe de Bom Jesus.

Em seguida, Corrinha acompanhou Dom Francisco ao palco onde outras autoridades se reuniram para recepcionar o novo líder católico do Alto Sertão. A prefeita foi a primeira a discursar, destacando a importância histórica do momento.

“Hoje, a estrada que vem de Iguatu [CE] não trouxe apenas um bispo, trouxe a esperança renovada de um povo, trouxe o reencontro com a nossa história”, falou a prefeita em seu discurso.

“É impossível não se emocionar. Exatamente há 110 anos, por essa mesma estrada, chegava o primeiro bispo de Cajazeiras, e agora o senhor refaz esse caminho. Não é apenas um trajeto geográfico, é um gesto de fé, de missão e continuidade”, enfatizou a prefeita.

Prefeita Corrinha Delfino e o vice-governador Lucas Ribeiro recepcionam o novo bispo, Dom Francisco Gabriel, na chegada a Cajazeiras (Foto: Divulgação/Flávia Oliveira)

O novo bispo, que é paraibano, recordou que nunca atuou como padre no seu estado e agora se sente ‘voltando para casa’. “É um filho que a mãe terra Paraíba recebe, e nesse calor afetivo, amoroso, carinhoso do povo de Cajazeiras”, disse.

Prefeita Corrinha Delfino entrega chave ao novo bispo de Cajazeiras (Foto: Divulgação/Flávia Oliveira)

Quem é Dom Francisco Gabriel

Pertencente à Congregação do Santíssimo Redentor, onde seus membros são conhecidos como padres redentoristas, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos foi nomeado bispo no dia 21 de junho de 2017, quando atuava como vice-provincial dos redentoristas em Recife (PE) e pároco na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE). Além disso, Dom Francisco é vice-presidente do Regional Nordeste IV desde 2019.

É formado em  Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral, em 1994, e em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma, em 1999. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em sua terra natal no dia 22 de julho de 2000.

Prefeita Corrinha Delfino e outras autoridades recebem o novo bispo (Foto: Divulgação/Flávia Oliveira)

Em 2010, concluiu o curso de Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, chegando a produzir programas de rádio, entre eles o “Caminho da Fé”, da Rádio Olinda (PE). Um dos pilares da Congregação Redentorista é utilizar os meios de comunicação no processo de evangelizar.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: