header top bar

section content

Exagerou na ceia? Médico de Cajazeiras dá dicas de cuidados com alimentos, bebidas e remédios

Com atuação na Paraíba, especialmente em Cajazeiras, médico gastroenterologista também alerta para riscos da auto-medicação

Por Diário do Sertão

24/12/2016 às 18h45 • atualizado em 25/12/2016 às 11h05

O médico cearense Enoque Miranda, em entrevista à TV Diário do Sertão, falou sobre a auto-medicação, problemas gastrointestinais e maneiras de prevenção a doenças que atingem o sistema gástrico.

Com atuação na Paraíba, especialmente em Cajazeiras, o médico explica que o famoso Omeprazol, costumeiramente usado na auto-medicação e que aparentemente inibe doenças gástricas, pode ser prejudicial porque mascara os sintomas.

Enoque informa ainda que o café provoca a aparição da azia, e o açaí, que é bastante consumido em Cajazeiras, pode causar desconfortos gástricos se tomado com muita freqüência.

Quanto aos refrigerantes, ele alerta que são prejudiciais para o corpo por causa da alta taxa de açúcar e gás em suas composições. “Principalmente a Coca-Cola, que tem cafeína”, enfatiza o médico.

Ele disse também que a bebida alcoólica pode causar gastrite; em casos mais graves, úlceras, perfurações gástricas e até cirrose.

Enoque Miranda em seu consultório em Cajazeiras

.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: