header top bar

section content

NEGATIVO: Secretária de Saúde de Poço de José de Moura desmente informação de casos de meningite viral e tranquiliza a população: “Não foram confirmados, graças a Deus!”

Ceciliana Távora relatou que três crianças deram entrada no HUJB com suspeita da doença, mas os exames deram negativo

Por Jocivan Pinheiro

05/02/2017 às 19h41 • atualizado em 05/02/2017 às 19h43

Hospital Universitário Júlio Bandeira

Nossa reportagem conversou neste domingo (05) com a secretária de Saúde do município de Poço de José de Moura sobre uma informação veiculada na imprensa de Cajazeiras, nesta semana, afirmando que dois casos de meningite viral teriam sido confirmados no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB – ‘Hospital Infantil’).

Ceciliana Távora relatou que três crianças, entre 4 e 8 anos de idade, deram entrada com suspeita da doença, mas os exames para meningite deram negativos nos três casos. “Não foram confirmados, graças a Deus. Foi feita a cultura, que é o exame mais específico, e deu negativo”, disse.

A secretária garantiu ainda que a Saúde de Poço de José de Moura continua realizando regularmente as campanhas de vacinação contra essa e outras doenças.

Doença perigosa

A meningite viral é uma doença grave que provoca sintomas como dor de cabeça forte, febre e rigidez do pescoço, devido à inflamação das meninges, que são o tecido que envolve o cérebro e a medula.

Geralmente, a meningite viral tem cura e é mais fácil de tratar que a meningite bacteriana, sendo apenas necessários remédios analgésicos e antipiréticos para aliviar os sintomas.

Ela pode ser transmitida de uma pessoa para outra, por isso é importante adotar medidas de prevenção, como lavar as mãos e evitar o contato próximo com pacientes, especialmente durante o verão, que é quando a doença é mais frequente.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: