header top bar

section content

VÍDEO: Oftalmologista de Cajazeiras alerta para os riscos de fazer exame gratuito com quem não é médico

Ricardo Coelho diz que muitos dos profissionais que promovem exames gratuitos não são médicos, e isso traz limitações nos diagnósticos

Por Jocivan Pinheiro

14/03/2018 às 12h12 • atualizado em 14/03/2018 às 12h15

É cada vez mais comum presenciar nas ruas de Cajazeiras e região anúncios de óticas oferecendo exames oftalmológicos gratuitos. Mas o que parece ser uma vantagem financeira, pode acabar trazendo problemas sérios para a saúde.

O médico oftalmologista Ricardo Coelho, que atende no Centro Médico Dr. Sabino Rolim Guimarães, em Cajazeiras, alerta que muitos dos profissionais que promovem esses exames gratuitos não são médicos, e isso traz limitações nos diagnósticos.

“Isso é um problema sério que está acontecendo porque tem vários locais em que está sendo feito atendimento com profissionais não médicos. É um caso sério porque é uma limitação muito grande para você chegar a um diagnóstico correto da visão”, diz Ricardo.

VEJA TAMBÉM: Médico dá dicas de prevenção e tratamento de doença dos olhos que tem se espalhado pelo Sertão da Paraíba

Oftalmologista Ricardo Coelho

Segundo ele, esses exames gratuitos, na maioria das vezes, são apenas para “passar óculos”. Uma avaliação completa e segura deve se preocupar também com as “doenças silenciosas” como glaucoma, diabetes, ceratocone, entre outras.

“A visão não é só passar óculos. Existe muitas doenças silenciosas e quando chegam aqui, já estão em estágios finais e de difícil resolução. O olho é um órgão pequeno, mas de grande importância. Tem que ter cuidado em como vai ser avaliado. É como a gente diz: às vezes o barato sai caro”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: