header top bar

section content

VÍDEO: Psicóloga fala sobre adoecimento mental no âmbito do trabalho, “um mal invisível e silencioso”

Transtornos mentais relacionados ao trabalho vêm sendo detectados há anos pela Previdência Social como causa de afastamento do trabalho

Por Jocivan Pinheiro

23/03/2018 às 16h42 • atualizado em 23/03/2018 às 16h43

O programa Psicologia no Ar recebeu esta semana a psicóloga Luiziane Rolim para tratar de um tema de grande interesse para todos: adoecimento mental no âmbito do trabalho.

Os transtornos mentais relacionados ao trabalho se inserem na categoria de “doenças do trabalho” pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

São considerados um mal invisível e silencioso, mas que vem sendo detectado há anos pela Previdência Social como causa de afastamento do trabalho.

+ Assista às edições anteriores do Psicologia no Ar

Transtornos de humor, como a depressão, transtornos neuróticos (síndrome do pânico e estresse pós-traumático, por exemplo) e o uso de substâncias psicoativas, como o álcool e as drogas, são os principais transtornos mentais que causam incapacidade para o trabalho no Brasil.

Em 2016, o número de trabalhadores que receberam auxílio-doença acidentário (benefício em que o INSS identifica que a doença foi provocada pelo trabalho) subiu 4,67% em relação a 2015, atingindo 2.670 pessoas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: