header top bar

section content

VÍDEO: Profissionais debatem sobre as conquistas e desafios da Psicologia após 56 anos da regulamentação

Dia 27 de agosto é marcado como o Dia do Psicólogo no Brasil

Por Jocivan Pinheiro

29/08/2018 às 13h21 • atualizado em 29/08/2018 às 14h49

Dia 27 de agosto é marcado como o Dia do Psicólogo no Brasil. Há 56 anos, a Psicologia era regulamentada, por lei, como profissão. De lá para cá, muitas transformações aconteceram na teoria e na prática. Mas ainda há muito o que melhorar.

Para falar sobre os desafios da profissão de psicólogo(a), seus campos de atuação, formação e carreira, importância para a sociedade, entre outros temas, o programa Psicologia no Ar recebeu os psicólogos Damião Júnior, Josean CoutinhoLuiziane RolimJaciara Valdivino.

Com os apresentadores Cícero Lima e Danylla Pereira, os convidados refletiram sobre as conquistas, desafios a serem superados e o que fazer para melhorar a profissão.

“É um programa de muita reflexão, mas também de construção. Não somente de críticas, mas ao mesmo tempo construindo possibilidades de mudança e efetivação da nossa profissão, que não nasceu do dia para a noite, não é uma profissão de final de semana, mas de dedicação e que você a constrói a cada momento”, destacou Damião Júnior.

VEJA TAMBÉMPsiquiatra do CAPS de Cajazeiras fala dos desafios da profissão no Psicologia no Ar

Jaciara Valdivino, Luiziane Rolim, Josean Coutinho, Cícero Lima, Danylla Pereira e Damião Júnior

Dia do Psicólogo

No dia 27 de agosto de 1962, João Goulart, que era o presidente da República na época, sancionou a Lei 4.119, que finalmente tornava a Psicologia, de direito, uma profissão. Isso só aconteceu graças à mobilização e determinação de diversos profissionais da área na época.

Há, porém, uma grande confusão quando às datas. Mas a lei foi sancionada em 1962. O que acontece é que teve que esperar até janeiro de 1964 para ser regulamentada (Decreto 53.464). E apenas 7 anos depois, em 1971, foi criado formalmente o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Mensagem da vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia, Sandra Fernandes

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: