header top bar

section content

VÍDEO: Bioquímico faz alerta sobre a ‘virose da mosca’ que atinge o Alto Sertão da PB no período chuvoso

Embora seja uma virose sazonal (ligada ao clima), Dr. Ivan Cavalcante orienta as pessoas a terem mais atenção com higiene para não atraírem moscas até suas casas

Por Jocivan Pinheiro

27/02/2019 às 13h37 • atualizado em 27/02/2019 às 13h46

A virose que tem levado muita gente aos hospitais de Cajazeiras e região desde o início do período chuvoso pode ser prevenida com mais cuidado com a higiene pessoal e a higiene das residências. Isso porque, segundo o bioquímico Dr. Ivan Cavalcante, na maioria dos casos o vírus é transmitido por moscas.

Embora seja uma virose sazonal (ligada ao clima), Dr. Ivan orienta as pessoas a terem mais atenção com a higiene para não atraírem moscas até as suas casas.

“Isso é uma coisa que a gente já detecta todo ano e apenas temos que ter cuidado no asseio, em proteger o alimento, proteger a água para poder se prevenir da contaminação por esse vírus”, alerta o bioquímico.

VEJA TAMBÉM: Bioquímico dá dicas de saúde para homens e uso correto de medicamentos em palestra no Rotary Club de Cajazeiras

Os principais sintomas da virose causada pelo rotavírus são diarreia aguda (geralmente aquosa), vômitos, febre e mal-estar. Nos quadros graves o paciente apresenta também desidratação. O rotavírus pode ser detectado através de exame de fezes e parasitológico.

“No exame parasitológico simples já dá uma grande ideia para o clínico se aquela infecção é virótica ou bacteriana”, ressalta Dr Ivan Cavalcante.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: