header top bar

section content

Diarreia, prisão de ventre ou sangue nas fezes podem ser sinais de Câncer de intestino. Saiba mais!

A doença pode ser prevenida com a prática de atividade física e alimentação saudável, além da redução do consumo de bebidas alcoólicas.

Por DIÁRIO DO SERTÃO

28/03/2019 às 08h24

Sintomas e tratamentos para a prevenção de Câncer de intestino

O câncer de intestino é um tumor que se desenvolve no intestino grosso e tem como principais sintomas: diarreia, prisão de ventre, sangue nas fezes, perda de peso e fraqueza.

A doença pode ser prevenida com a prática de atividade física e alimentação saudável, além da redução do consumo de bebidas alcoólicas. A realização periódica de exames, tais como o PSO (Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes) e o CEA – Antígeno Carcinoembrionário, podem auxiliar na identificação precoce, aumentando, assim, as chances de cura.

A pesquisa de sangue oculto nas fezes deve ser realizada por homens e mulheres a partir dos 40 anos ou que possuem histórico familiar de câncer colorretal. Já o CEA mensura no sangue os níveis de uma proteína produzida pelas células que revestem o trato gastrointestinal, que quando aumentadas, podem indicar problemas gastrointestinais.

Outro exame importante, embora considerado invasivo é a colonoscopia e a biopsia, os quais identificam a presença de pólipos no cólon e reto, além de doenças infamatórias intestinais, como doença de Chron ou Colite.

O diagnóstico do câncer de intestino deve ser confirmado pela biópsia.

Previna-se, mantenha uma rotina saudável.

Recomendado pelo Google: