header top bar

section content

VÍDEO: Médico tira todas as dúvidas sobre meningite, doença que está assustando famílias no Sertão da PB

HUJB, em Cajazeiras, registrou dois casos da doença. No primeiro, Ana Karoline Pereira Dias, de 8 anos, morreu vítima de meningite bacteriana meningocócica

Por Jocivan Pinheiro

21/02/2020 às 15h48 • atualizado em 21/02/2020 às 15h54

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras, registrou um caso confirmado de meningite esta semana e um caso suspeito. No primeiro caso, a pequena Ana Karoline Pereira Dias, de 8 anos de idade, morreu vítima de meningite bacteriana meningocócica.

Já o caso suspeito foi com uma criança de São José de Piranhas que apresentou sintomas de meningite pneumocócica. Ela foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos.

O médico infectologista do HUJB, Ramiro Tavares, explicou quais são os tipos de meningite, seus agentes causadores e como tratar da doença. De acordo com ele, as pessoas precisam ter atenção aos sintomas que geralmente são dor de cabeça, febre e vômito.

Na maioria dos casos os pacientes conseguem se curar. No entanto, é necessário assistência médica na vigência dos sintomas. O médico ainda explica que uma pessoa que teve meningite pode ser acometida novamente pela doença.

VEJA TAMBÉM

Diretora fala sobre novo caso suspeito de meningite e diz que não há risco de contágio no HUJB

Ramiro Tavares, médico infectologista do HUJB

Diagnosticar a doença em crianças é um desafio, pois nelas é mais difícil identificar os sintomas comuns. Por isso, segundo o médico, é importante atentar para sintomas diferentes como labilidade emocional (mudanças de humor repentinas), irritabilidade, déficit de aceitação de dietas (sobretudo de leite materno), sonolência anormal, moleira mais baixa, entre outros.

Dr. Ramiro ainda explica que para diferenciar a meningite bacteriana da viral é necessário exame laboratorial, pois os sintomas são parecidos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: