header top bar

section content

VÍDEO: Sociólogo diz que 9 em cada 10 suicídios podem ser evitados com ajuda profissional ou conversa

Luís Carlos alerta que a sociedade moderna está perdendo cada vez mais a capacidade de interação social e que as pessoas sofrem pressões para não serem o que elas são

Por Jocivan Pinheiro

21/09/2020 às 14h49 • atualizado em 21/09/2020 às 14h53

De acordo com dados trazidos pelo sociólogo Luís Carlos ao programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão, a cada dez suicídios, nove poderiam ter sido evitados com ajuda de profissional ou uma conversa.

Luís Carlos alerta que a sociedade moderna está perdendo cada vez mais a capacidade de interação social e que as pessoas sofrem pressões para não serem o que elas são verdadeiramente, o que pode resultar em depressão e tendência suicida.

“Muitas vezes nós temos que demonstrar o que nós não somos. Nós temos que ser um pouco mais nós mesmos, sentir as emoções, sentir o local que nós estamos, sentir a nossa vida”, diz o sociólogo.

Ele orienta as pessoas a ligarem para o Centro de Valorização da Vida (CVV), número 198, quando quiserem conversar sobre angústias, depressão, suicídio, entre outros problemas pessoais.

VEJA TAMBÉM

Psicóloga cita fatores que podem desencadear pensamento suicida e orienta como evitar o pior

Setembro Amarelo é a campanha mundial de prevenção ao suicídio

Religião

Na perspectiva religiosa, Luís Carlos diz que não se deve tirar a própria vida porque toda alma veio ao mundo para realizar algo.

“Você é o comandante da tua vida, o general do teu destino e o chefe da tua alma. Se você veio ao planeta, é porque você tem algo a realizar aqui. Não importa quanto tempo. Você vai realizar. De maneira alguma subtraia a tua vida porque a tua vida é imortal”, aconselha o sociólogo.

“Não é fácil viver aqui, mas também não é difícil quando eu começo a entender que eu faço parte de algo maior e eu estou em evolução”, completa.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: