header top bar

section content

VÍDEO: Ginecologista e psicanalista clínico explicam como a ansiedade afeta a atividade sexual

O psicanalista disse que em casos da falta do libido, deve buscar ajuda profissional. "Você não pode empurrar uma situação dessa debaixo de um tapete", concluiu.

Por Luiz Adriano

03/07/2021 às 10h26 • atualizado em 03/07/2021 às 10h36

O Dr. Gentil Paiva, que é ginecologista e mastologista, participou de uma live com o psicanalista clínico Jayro Gomes. Na oportunidade houve um rico bate papo sobre o tema: Saúde da mulher: Um olhar Psicanalítico. Durante os assuntos debatidos, foi enfatizado a ansiedade como fator da falta de desejo sexual.

Impulsionado pela dúvida de um internauta, Dr. Gentil Paiva complementou a pergunta para o psicanalista usando o momento delicado em que o planeta vive: “Nesse momento de pandemia, a sociedade e o mundo em si, aflorou muito mais os transtornos de ansiedade, as pessoas trabalham mais, as pessoas têm que ler mais, as pessoas se cobram mais, então é o parceiro é a parceira, enfim, então chegar em casa muitas vezes cansado, cobrado, então seria essa causa dessa falta do desejo sexual?”, enriqueceu o questionamento o Dr. Gentil.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Conceituado médico que atua em Cajazeiras é homenageado durante sessão da Câmara Municipal

A live aconteceu no Instagram do psicanalista Jayro Gomes.

Jayro Gomes respondeu que sim. Ele disse que o volume de preocupações que produz o stress pode gerar transtornos na mente do indivíduo e dessa maneira pode causar a falta do apetite sexual, no entanto, ele informou que deve ser entendido a diferença entre stress e ansiedade.

“A libido, ela pode ser reduzida tanto no homem quanto na mulher, por fatores não tão somente da ansiedade, mas pode ser também pelo stress. Muita gente não consegue distinguir a ansiedade do stress, e eu costumo sempre fazer essa abordagem no consultório, para que a gente possa chegar de fato a um diagnóstico do que seja, e um tratamento dizendo que o stress nada mais é, do que uma resposta do nosso organismo a uma carga opressora”, explicou.

O profissional esclareceu ainda que o fator do stress está ligado diretamente a autocobrança. Ele disse que geralmente as pessoas agem com pressa de conseguir fazer algo hoje que não conseguiu fazer ontem. “Eu quero viver o dia de amanhã hoje”.

“O Stress é um mecanismo de defesa do organismo com um agente agressor, vem consigo a ansiedade e o que acontece? … é lógico que a ansiedade vai lhe fazer perder a libido, sem sombra de dúvida, você talvez se sinta extremamente cobrado por isso e essa cobrança ainda acelera mais o seu stress e a sua ansiedade. Por isso que é importante buscar um profissional um médico da sua devida área e sobretudo buscar análise, buscar um consultório de um psicologo ou de um psicanalista. É de suma importância, você não pode empurrar uma situação dessa debaixo de um tapete”, concluiu.

Confira a live completa no instagram do psicanalista Jayro Gomes:

DIÁRIO DO SERTÃO

ABSURDO

VÍDEO: Em 11 dias do Censo 2022 na Paraíba, recenseadores são assaltados e um dos casos é no Sertão

PARABÉNS

VÍDEO: Madeirart’s é escolhida a melhor marcenaria de Cajazeiras pela pesquisa Os Melhores do Ano

CÂMARA DE VEREADORES DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Na estreia, programa Câmara em Ação recebe Eriberto Maciel e destaca projetos e concurso

AINDA FALTA

VÍDEO: Ex-chefe da SUDEMA defende construção de terceiro eixo da transposição para o Vale do Piancó

Recomendado pelo Google: