header top bar

section content

VÍDEO: No Dia da Enfermagem, enfermeira do HRC lê poema em homenagem à profissão e fala dos desafios

Nossa reportagem bateu um papo com a enfermeira Edjane Leite, que já foi diretora geral do Hospital Regional de Cajazeiras, e a sua equipe de enfermeiras e técnicos colaboradores

Por Jocivan Pinheiro

12/05/2023 às 20h07 • atualizado em 12/05/2023 às 20h10

Nesta sexta-feira (12) a reportagem do programa Olho Vivo, da TV Diário do Sertão, fez um link ao vivo direto do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) para destacar o Dia Mundial da Enfermagem. Na ocasião, o repórter Elmo Lacerda bateu um papo com a enfermeira Edjane Leite, que já foi diretora geral do HRC, e a sua equipe de enfermeiras e técnicos colaboradores.

Edjane falou que a profissão ainda enfrenta muitas dificuldades estruturais no país, mas que não pode deixar de reconhecer a importância histórica da aprovação do piso nacional. Ela aproveitou para ler um poema em homenagem à enfermagem.

Também nesta sexta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto de lei do piso da enfermagem, que redireciona R$ 7,3 bilhões para o Ministério da Saúde repassar a estados e municípios.

Por outro lado, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) anunciou em nota que, mesmo após a sanção presidencial do projeto de lei, seguirá articulando no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o pagamento permaneça suspenso. A entidade alega que o recurso não é suficiente para cobrir os gastos com os aumentos salariais e orienta os prefeitos a não pagarem.

Um levantamento do Conselho Federal de Enfermagem apontou que, atualmente, há mais de 2,8 milhões de profissionais do setor no país, entre 693,4 mil enfermeiros, 450 mil auxiliares de enfermagem e 1,66 milhão de técnicos de enfermagem.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: