header top bar

section content

VÍDEO: Diretora conta que hospital de Itaporanga poderá ser regional: “Estamos partindo para esse caminho”

A diretora administrativa Shirleyanne Brasileiro falou do desejo de elevar a unidade de saúde para o patamar de hospital regional, passo que demanda ampliações e ajustes a serem feitos

Por Jocivan Pinheiro

19/12/2023 às 16h23 • atualizado em 17/01/2024 às 16h18

Em entrevista ao programa Vale News, da TV Diário do Vale, a diretora administrativa do Hospital Distrital de Itaporanga (HDI), Shirleyanne Brasileiro, falou do desejo de elevar a unidade de saúde para o patamar de hospital regional, passo que demanda ampliações e ajustes a serem feitos.

Shirleyanne explica que o HDI já é referência para alguns municípios da região, mas ainda não é um hospital regional. Para tal, é preciso atender outras especificações do Ministério da Saúde, como, por exemplo, instalar unidade de tratamento semi-intensiva, unidade de tratamento intensivo (UTI), centro cirúrgico com RPA (Recuperação Pós-Anestésica), entre outras.

“Nós estamos partindo para esse caminho. Não é fácil. Antes não existiram indicadores relevantes, e aos olhos do Ministério da Saúde nós precisamos registrar nos sistemas ministeriais qual a nossa potência, as ações dos serviços, os procedimentos realizados”, explica a diretora administrativa.

Hospital Distrital de Itaporanga

O HDI é referência obstétrica na região, realiza partos com segurança e se prepara para inaugurar, até janeiro de 2024, um ambulatório de alto risco com obstetra especializado.

“Nasce criança aqui. Nossa estatística de nascidos vivos, graças a Deus, é positiva. Até antes de ontem, eram 15 crianças bebês dentro de enfermaria, ou seja, 100% lotada”, conta a diretora.

O hospital também garante cirurgias eletivas gerais e até procedimentos cirúrgicos de urgência em alguns casos específicos. A diretora ressalta que, recentemente, o HDI adquiriu um médico cardiologista e em breve vai ter um bucomaxilofacial.

“Nós somos um hospital de porta aberta com atendimento de clínica médica, especialista cirurgião geral, temos procedimentos que são habilitados pelo Ministério da Saúde. Nós somos um hospital de médio porte, mas logo, logo seremos de alto porte”, projeta Shirleyanne.

ENTREVISTA COMPLETA

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: