header top bar

section content

VÍDEO: Drª Viviane Dias desvenda tabus da saúde feminina e destaca importância do autoconhecimento

A médica fala ainda da importância de cuidar da saúde íntima, os métodos contraceptivos e a da educação sexual, no programa Olho Vivo

Por Priscila Tavares

14/07/2025 às 20h13 • atualizado em 14/07/2025 às 20h16

O programa Olho Vivo desta segunda-feira (14) recebeu a médica generalista e pós-graduanda em Ginecologia e Obstetrícia, Drª Viviane Dias, para um bate-papo esclarecedor sobre a saúde da mulher e os tabus que ainda permeiam a sociedade.

Com raízes em Cajazeiras e formação em Medicina no Juazeiro do Norte, Drª Viviane, filha do empresário Manoel Dias Neto, da lanchonete ‘Encanto Nordestino’, compartilhou sua paixão pela profissão e a dedicação à família.

Viviane enfatizou que sua atuação na área da saúde é uma forma de gratidão à sociedade, movida pelo amor à medicina. Durante a entrevista, a médica abordou temas cruciais como a educação sexual e a relevância do ensino sobre saúde íntima para as mulheres, destacando a necessidade de desmistificar e derrubar preconceitos.

A especialista também dedicou parte da conversa aos métodos contraceptivos, incluindo o popular método da tabelinha e o método Billings. Contrariando o senso comum, Drª Viviane defendeu a eficácia da tabelinha para um perfil específico de mulheres. “Eu conheço pacientes que estão há 10 anos, 12 anos, sem engravidar usando a tabelinha. Mas a consulta ginecológica é importante”, ressaltou.

Ela fez questão de frisar que a escolha do anticoncepcional ideal não é aleatória, mas sim uma decisão personalizada, baseada nas necessidades e características de cada paciente. A tabelinha, por exemplo, é “muito bom para um tipo específico de pessoa, de mulheres que têm um ciclo regular, que é orientada, uma paciente que sabe se orientar, avaliar o seu corpo, que se conhece”.

Drª Viviane Dias no programa Olho Vivo (Foto: Fernanda Layse/ Diário do Sertão)

A médica lamentou que muitas mulheres ainda não conheçam o próprio corpo, o que dificulta a adesão a métodos baseados no autoconhecimento.

Segundo Drª Viviane, a tabelinha “É um método eficaz para a pessoa que tem indicação dela”, e a decisão por utilizá-lo não deve se basear apenas em questões religiosas, embora muitas de suas pacientes a procurem por esse motivo.

A importância da educação reprodutiva e os perigos da automedicação

Para além dos métodos contraceptivos, a Drª Viviane reforçou a urgência de uma educação abrangente sobre a saúde reprodutiva da mulher. Ela alertou para a importância de uma primeira consulta ginecológica antes mesmo da menarca.

“Precisa-se de uma consulta antes da sua filha menstruar. Menstruou, vamos fazer uma consulta, vê se está tudo certo”, enfatizou.

A médica também chamou atenção para os riscos de endometrioses não investigadas e não tratadas, que podem levar à infertilidade.

A automedicação e a busca por diagnósticos em plataformas online, como o ChatGPT, também foram pontos de alerta. “O ChatGPT não é médico, eu acho muito importante frisar. As tecnologias vêm para ajudar, mas também é uma arma”, advertiu a médica, reforçando que nada substitui a avaliação profissional.

A conversa também abordou o tratamento de mulheres na menopausa, com a médica destacando a importância de manter a saúde e a qualidade de vida nessa fase, expressando o desejo de ver suas pacientes “jovens, bonitas, passeando, namorando”.

Drª Viviane Dia e sua família (Foto: Divulgação/ Redes Sociais)

Atendimento ao Público

Drª Viviane Dias atende na Pronto Atendimento, em Juazeiro do Norte-CE, na rua São Pedro, Centro. Em Cajazeiras-PB, a médica realiza atendimentos quinzenalmente aos sábados à tarde no Laboratório Citoanálise, um horário pensado para atender as mulheres que trabalham no comércio local.

Acompanhe o trabalho da Drª Viviane por seu perfil oficial no instagram o @dravivianetdias.

Assista a entrevista completa com a Drª Viviane Dias:

DIÁRIO DOS ERTÃO

Recomendado pelo Google: