header top bar

section content

VÍDEO: Médica destaca morte materna e educação sexual como alguns dos principais desafios da obstetrícia

Em entrevista recente à TV Diário do Sertão, a Dra. Viviane Dias revela os desafios que enfrenta na atuação dentro da Ginecologia e Obstetrícia em relação a saúde da mulher

Por Priscila Tavares

21/07/2025 às 19h30

Em entrevista recente à TV Diário do Sertão, a Dra. Viviane Dias, médica generalista e pós-graduanda em Ginecologia e Obstetrícia, trouxe à tona os principais desafios observados na sua área de atuação.

As questões levantadas por Viviane abrangem desde a identificação precoce da gravidez até a importância de um pré-natal completo e a educação sexual.

Um dos pontos mais enfatizados pela médica é a dificuldade em iniciar o pré-natal no tempo adequado. Segundo ela, diversos fatores contribuem para esse cenário.

“A gente ainda tem muita dificuldade de começar o pré-natal no tempo certo. Por quê? Pelas dificuldades, seja de saber que está grávida, de reconhecer os sinais, de conhecer o próprio corpo, de ter um acompanhamento próximo”, explicou.

Outro desafio crucial apontado por Dra. Viviane é a morte materna. Ela ressalta o impacto devastador que esse evento tem não apenas na vida da gestante, mas em toda a estrutura familiar.

“A morte materna é uma morte que não mata só uma ou duas, ela mata uma família que está em uma expectativa. Então, a gente tem que fazer um pré-natal de uma forma completa, avaliar o paciente como um todo e não somente uma consulta de 15 minutos”, afirmou, destacando a necessidade de uma abordagem mais abrangente e humanizada.

A médica também abordou a questão dos exames essenciais que, segundo ela, nem sempre são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa lacuna, conforme Dra. Viviane, evidencia que a gravidez exige um planejamento financeiro significativo.

Por fim, a Dra. Viviane Dias ressaltou a relevância da educação sexual como um pilar fundamental para a saúde da mulher. Ela destacou a importância de capacitar jovens mulheres sobre seus próprios corpos e a necessidade de promover o respeito em relação a eles.

Drª Viviane Dias (Foto: Fernanda Layse/ Diário do Sertão)

Atendimento ao Público

Drª Viviane Dias atende na Pronto Atendimento, em Juazeiro do Norte-CE, na rua São Pedro, Centro. Em Cajazeiras-PB, a médica realiza atendimentos quinzenalmente aos sábados à tarde no Laboratório Citoanálise, um horário pensado para atender as mulheres que trabalham no comércio local.

Acompanhe o trabalho da Drª Viviane por seu perfil oficial no instagram o @dravivianetdias.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: