VÍDEO: Sonho antigo, prefeito de Triunfo celebra funcionamento do CAPS: “É um avanço extraordinário”
Já está em funcionamento o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) instalado na cidade de Triunfo para atender, por meio de convênio, as populações de Triunfo, Poço de José de Moura e Santa Helena
Já está em funcionamento o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) instalado na cidade de Triunfo para atender, por meio de convênio, as populações de Triunfo, Poço de José de Moura e Santa Helena, no Sertão do estado. No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o prefeito Espedito Filho (PSB) celebrou a conquista que era um sonho antigo.
“Os pacientes de Triunfo que tinham que fazer acompanhamento neuropsicológico e psicossocial tinham que ir para Cajazeiras ou Sousa. Então era um transtorno muito maior tirar esses pacientes do município com transporte público. Demora, é desgastante. Você ter agora esse serviço sendo realizado no próprio município é um avanço muito grande”, destacou.
Espedito explica que o obstáculo para instalar o CAPS em Triunfo era a quantidade populacional insuficiente do município, de acordo com os requisitos do Ministério da Saúde. A saída, então, foi se juntar aos municípios de Poço de José de Moura e Santa Helena, fundando assim um órgão regional.
LEIA TAMBÉM:
- Em parceira com Santa Helena e Poço, prefeito de Triunfo inaugura CAPS e reforça compromisso com a saúde
- VÍDEO: Em Brasília, Espedito Filho reforça apoio à 'PEC dos Precatórios' para recuperar Triunfo da crise
- VÍDEO: Prefeito Espedito Filho celebra conquista da revitalização do Açude Gamelas confirmada pelo MIDR
“Nós sempre tivemos a vontade de abrir o CAPS. No início não era possível porque existe uma trava populacional. Só a população de Triunfo não era suficiente para ter esse serviço. Então nós buscamos uma parceria com Poço de José de Moura e também com o município de Santa Helena para que pudéssemos, em um convênio, juntando as populações dos três municípios, atingir esse limite populacional que o Ministério exigia e abrir o serviço”.
Um mapeamento de pacientes foi realizado e o CAPS já funciona. “É um avanço gigante, tem uma equipe capacitada para atender, com médico psiquiatra, com enfermeiro, com psicopedagogo, com psicólogo, e a saúde da região avançou muito com o início do CAPS”, destaca o prefeito.
ENTREVISTA COMPLETA COM O PREFEITO ESPEDITO FILHO
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário