Hospital Regional de Patos registra primeira captação de coração no Sertão, um marco para saúde na Paraíba
A doação foi feita pela família de uma mulher de 40 anos, vítima de um AVC, que também autorizou a captação de outros órgãos

Em um marco para a saúde pública da Paraíba, a Central Estadual de Transplantes realizou a primeira captação de um coração no Sertão do estado, no Hospital Regional de Patos.
A doação, feita por uma paciente de 40 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), beneficiou seis pessoas, que receberam, além do coração, o fígado, os rins e as córneas.
Este feito é um passo importante para a saúde no interior, já que, antes, procedimentos como esse só eram feitos em Campina Grande e João Pessoa. A iniciativa foi possível graças à qualificação da equipe local e à aquisição de duas aeronaves pelo Governo do Estado, que facilitaram a logística de transporte.
A doadora e sua família foram homenageadas com o ‘cortejo da vida’ em reconhecimento a esse ato de generosidade.
Até o momento, a Paraíba já registrou nove doações de coração em 2025. No total, foram 28 doações de múltiplos órgãos e tecidos, que resultaram em 150 transplantes. Atualmente, 817 pessoas ainda aguardam por um transplante no estado.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.


Deixe seu comentário