VÍDEO: Bioquímico do Laboratório Dr. Ivan Cavalcanti cita exame que identifica mutação para câncer de mama
O avanço da medicina e da tecnologia tem possibilitado, cada vez mais, que doenças raras e perigosas possam ser diagnosticadas e tratadas com mais rapidez e eficácia
O avanço da medicina e da tecnologia tem possibilitado, cada vez mais, que doenças raras e perigosas possam ser diagnosticadas e tratadas com mais rapidez e eficácia. O câncer de mama, por exemplo, pode estar relacionado a mutações genéticas que hoje em dia é possível descobir com antecedência.
No programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o farmacêutico e bioquímico Bruno Fernandes afirma que o Laboratório de Análises Clínicas Dr. Ivan Cavalcanti, em Cajazeiras, já possibilita o diagnóstico da mutação em genes que podem provocar câncer mamário e no ovário.
Ele explixa que os genes BRCA 1 e BRCA 2, quando apresentam mutação, as chances de desenvolver câncer de mama e de ovário podem chegar a 60%.
LEIA TAMBÉM:
Bruno cita o caso da atriz Angelina Jolie, que fez mastectomia das duas mamas (retirada dos seios) após descobrir que tinha essa mutação e de ouvir dos médicos que sua chance de desenvolver câncer de mama era de 87%.
“Não estou querendo dizer que precisa retirar mama. Isso é todo um estudo que é feito baseado em dados familiares e exames. Mas, sabendo que se tem essa mutação, pode ser feito o acompanhamento mais de perto, mais acentuado, a fim de se conseguir pegar um pequeno tumor, retirar parte dessa mama e evitar uma doença mais severa na frente”, salienta Bruno.
O exame de detecção começa na coleta de sangue no Laboratório de Análises Clínicas Dr. Ivan Cavalcanti. Depois o material é encaminhado ao laboratório Fleury para análise.
Apesar do desenvolvimento das tecnologias, Bruno ressalta que o auto cuidado ainda é primordial, principalmente por meio do auto exame das mamas. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maior a chance de cura.
O Laboratório de Análises Clínicas Dr. Ivan Cavalcanti fica localizado na Rua Cel. Juvêncio Carneiro, nº 579, no Centro de Cajazeiras. Clique aqui e saiba mais.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário