header top bar

section content

VÍDEO: Cães e gatos podem contrair o novo coronavírus? Veterinário tira várias dúvidas sobre o assunto

O profissional alerta que é uma 'loucura' tomar vacina de coronavírus animal para tentar matar coronavírus humano

Por Jocivan Pinheiro

20/03/2020 às 15h41 • atualizado em 21/03/2020 às 12h44

As pessoas estão preocupadas com a possibilidade de contaminação de animais de estimação pelo novo coronavírus. De acordo com o veterinário Francisco Neto, existem vários tipos de coronavírus.

Esses micro-organismos ganharam esse nome porque se parecem com uma coroa quando vistos pelo microscópio. Algumas cepas – que são mutações genéticas desses micro-organismos – infectam seres humanos, outras só animais.

Francisco Neto procura tranquilizar os donos de animais explicando que o tipo de coronavírus que ataca cães e gatos não é tão nocivo à saúde dos bichos e eles podem, inclusive, se curar sozinhos. Além disso, o veterinário esclarece que não há risco de transmissão do Covid-19 para os animais, por isso eles não precisam ficar também em quarentena.

De acordo com Francisco Neto, as pessoas precisam ter cuidado com medicações sem prescrição de um veterinário. Ele disse que é uma ‘loucura’ tomar vacina de coronavírus animal para tentar matar coronavírus humano.

“O coronavírus dos cães não tem nada a ver com o coronavírus humano, e também não vai causar doença respiratória nesses animais, vai causar doenças entéricas. No cão, você pode continuar deixando a vacina polivalente em dia que vai mantê-lo protegido, apesar de que a doença no cão não é tão digna de importância”.

VEJA TAMBÉM

Veterinário diz que coronavírus que ataca cães e gatos não é tão nocivo à saúde dos bichos

Os sintomas do coronavírus nos cães e gatos são náuseas, diarreias e vômitos. E apesar de não serem graves, o dono pode optar por procurar um veterinário para ajudar o animal a se recuperar mais rápido do que se recuperaria sozinho.

Francisco Neto ressalta que as pessoas precisam ter calma nesse momento, e deixa um alerta para a população a respeito da epidemia do novo coronavírus.

“A gente tem que continuar dando amor a todas as pessoas, como também aos nossos animais. E mais ainda a eles porque nesse momento de quarentena que a gente vai estar passando, eles é que vão estar mais próximos da gente, eles é que vão nos distrair nesse momento de isolamento. Não devemos esquecer também da ajuda às outras pessoas, da prevenção em si”.

DIÁRIO DO SERTÃO 

Recomendado pelo Google: