header top bar

section content

Por conta da pandemia do coronavírus, idosos receberão em casa vacina contra a gripe em Sousa

Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde

Por Campelo Sousa

21/03/2020 às 11h18

A campanha de vacinação contra Influenza/H1N1 será iniciada na próxima segunda-feira (23) no município de Sousa, Sertão da Paraíba. A primeira fase da campanha é destinada aos idosos a partir de 60 anos e todos os profissionais de saúde.

Em contato com o Diário do Sertão, a secretária de saúde, Amanda Silveira, disse que os idosos serão vacinados nas próprias residências, essa é uma das medidas de prevenção contra coronavírus, já que os idosos são grupo de risco.

“Visando essa problemática toda que estamos vivenciando do coronavírus, se reunimos com as equipes de saúde da família e a orientação foi que os profissionais levem as vacinas até o domicílio, então os idosos serão vacinados em casa”, destacou Amanda.

VEJA MAIS
Prefeito determina fechamento de bares, restaurantes, academias e outros estabelecimentos em Sousa
Clique aqui e acompanhe tudo sobre o coronavírus no Diário do Sertão

Próximas etapas
A partir do dia 16 de abril, serão vacinados os professores (rede pública e privada), profissionais de segurança pública e pacientes de doença crônica. Já a partir do dia 09 de maio, serão as crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto).

Amanda Silveira, secretária de saúde de Sousa (foto: Charley Garrido)

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos, e ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

“Pedimos a compreensão de todos, a vacina contra o H1N1 não protege contra o coronavírus, e sim contra três tipos de gripe e imunizar os idosos já vai ser uma grande ajuda para que os profissionais médicos possam fazer o diagnóstico diferencial naqueles pacientes que por ventura apresentarem sintomatologia respiratória”, finalizou Amanda.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: