header top bar

section content

É GRAVE: Cajazeiras recebe reforços do governo do estado para diagnosticar suspeitos da “Gripe Suína”

Durante toda a manhã serão abordados temas como sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento da Influenza e seus subtipos.

Por Diário do Sertão

12/04/2016 às 17h32

A vacina será distribuída na rede publica (Foto: Reprodução)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza nesta quinta-feira (14) o Manejo Clínico da Influenza para os profissionais de saúde da IV Macrorregião. O evento, que será realizado das 8h ao meio-dia, no auditório da IFPB, no Jardim Oásis, no município de Cajazeiras, é voltado para profissionais da Rede Hospitalar, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), médicos, coordenadores de enfermagem, profissionais do Núcleo de Vigilância Hospitalar e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, além dos coordenadores de Vigilância Epidemiológica dos Municipais. O objetivo do manejo clínico é alertar esses profissionais para identificar precocemente os pacientes sintomáticos.

Durante toda a manhã serão abordados temas como sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento da Influenza e seus subtipos. “O evento estará preparando os profissionais de saúde no manejo clínico dos pacientes que chegarem com sintomatologia para influenza. Já tivemos alguns casos confirmados laboratorialmente para o H1N1, que é um subtipo importante da influenza, e que precisa ser olhado com critério”, explicou a chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da SES, Anna Stella Pachá.

Anna Stella lembrou que, considerando que a influenza ocorre durante todo o ano e é mais frequente no outono e no inverno, é de grande importância a adoção de medidas de prevenção e controle para a doença. “Os casos de influenza esse ano começaram num período que não era esperado. Sempre realizamos a vacinação no mês de abril, justamente preparando essas pessoas para que sejam fortalecidas contra o vírus, que circula desde janeiro em todo o país. Por isso, é preciso que os profissionais de saúde estejam mais atentos, em alerta, justamente para entender como manejar esse paciente, até mesmo para que essa sintomatologia não desenvolva um agravamento”, explicou. Ela ressaltou que, em caso de paciente grave, é importante entender quais ações precisam ser realizadas, como as coletas de nasofaringe, além das notificações de casos.

Ainda segundo a gestora de saúde da SES, é importante ressaltar a presença dos profissionais de saúde no manejo clínico da influenza. “O objetivo do Governo do Estado é melhorar a assistência voltada para esses pacientes, então o manejo clínico é uma grande oportunidade de atualizar e qualificar esses profissionais para que possam identificar precocemente essas doenças, a fim de evitar a evolução para gravidade ou óbito. Por isso, a adesão dos profissionais ao evento é de extrema importância. Além disso, após a apresentação, o conteúdo precisa ser repassado para os profissionais que não estiveram presentes, então os que foram designados para participar do manejo clínico devem ser aqueles que têm perfil para repassar as informações aos demais”, concluiu Anna Stella Pachá.

Assessoria

Recomendado pelo Google: