header top bar

section content

Governo do estado troca “Pão e Leite” por “Cartão Alimento” e beneficia quase mil família de Cajazeiras

O governo estadual, por determinação do governador Ricardo Coutinho decidiu substituir o programa do leite em cidades e regiões onde não existe uma bacia leiteira

Por Diário do Sertão

04/09/2016 às 05h01 • atualizado em 03/09/2016 às 18h26

Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB).

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Humano está substituindo o programa “Pão em Leite” em Cajazeiras, pelo Cartão Alimentação, gerenciado pelo programa Pro – Alimento, em algumas regiões do Estado, a exemplo de Cajazeiras.

Esta semana esteve em Cajazeiras, a nova secretária de Desenvolvimento Humano, Kely Samara do Nascimento Silva. Ela participou da entrega dos cartões aos beneficiados com o programa, no Centro Social Urbano.

O programa do leite, que funcionava com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e gerenciado pelo Governo do Estado e estava sem funcionar há mais de dois anos, em virtude da seca e da falta do leite para atender a demanda.

O governo estadual, por determinação do governador Ricardo Coutinho (PSB) decidiu substituir o programa do leite em cidades e regiões onde não existe uma bacia leiteira suficiente e implantar o Cartão Alimentação, a exemplo de João Pessoa e Cajazeiras. Nos demais, as famílias vão continuar recebendo o leite, o pão e o cuscuz. Em função do programa alguns empresários implantaram laticínios para fazer a pasteurização do leite, entregue em sacos plásticos.

Em Cajazeiras, 2 mil famílias recebiam o leite, entretanto, um grande número não compareceu para fazer o recadastramento. No momento, 890 famílias estão recebendo o Cartão Alimentação, uma espécie de Cartão de Crédito. Todo dia 10, a Secretaria de Desenvolvimento Humano deposita R$ 25,00, para que as famílias contempladas possam comprar alimentos nos estabelecimentos credenciados. Em Cajazeiras, são cinco.

São contempladas famílias de baixa renda, com filhos com até 7 anos de idade; gestantes, famílias com deficientes físicos e idosos.

Segundo a coordenadora do programa no Estado, Tatiane Campos, o Cartão Alimentação só pode ser utilizado para as pessoas cadastradas pelo Programa. Ele também só pode ser utilizado nos estabelecimentos cadastrados, que passaram por treinamento. As famílias podem comprar produtos como arroz, feijão, cuscuz, macarrão, carne, leite.

DIÁRIO DO SERTÃO com José Ronildo

Recomendado pelo Google: