header top bar

section content

Há meses sem água, população da região de Cajazeiras comemora boa recarga de água no açude

Uma população estimada em mais de 18 mil habitantes, segundo o IBGE amarga sem abastecimento regular desde o mês de setembro de 2016.

Por Diário do Sertão

18/03/2017 às 06h28 • atualizado em 18/03/2017 às 10h34

O açude São José I, mais conhecido por “Açude da Cagepa”, na cidade de São José de Piranhas, saiu de totalmente zerado no ano passado para o ‘volume morto’ com as chuvas deste ano. Uma população estimada em mais de 18 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística amarga sem abastecimento regular desde o mês de setembro de 2016.

VEJA TAMBÉM

+ ALEGRIA ALEGRIA! Após chuva de quase 100 milímetros, ‘rio’ de cidade da região de Sousa transborda e deságua no Rio do Peixe. VÍDEO!

Chuvas não mudam os principais açudes de Cajazeiras, Sousa, Patos e Vale do Piancó

 Barragem deságua em açude seco de São José de Piranhas

Bem perto da cidade, a barragem de Boa Vista, que conseguiu acumular muita água em 2016, mas para chegar a São José de Piranhas precisa de uma adutora de engate rápido, que foi prometida, mas ainda está em fase de licitação.

Açude da Cagepa (Foto reprodução do vídeo)

O fato é que a população já comemora a água das chuvas que está chegando ao Açude da Cagepa, que provavelmente chegará às torneiras da população bem mais cedo do que a água que deverá ser levada pela adutora.

Até essa sexta-feira (17), o açude acumulou mais de 349 mil metros cúbicos, 11,4% da sua capacidade total, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas.

De acordo com a Aesa, o açude já saiu da situação crítica para situação de observação. A capacidade total do reservatório é de mais de 3 milhões de metros cúbicos. Mesmo com o bom volume de água, a Cagepa ainda não restabeleceu o abastecimento.

DIÁRIO DO SERTÃO com vídeo de Francisco Cipriano de Oliveira

Recomendado pelo Google: