header top bar

section content

Plebiscito popular em Cajazeiras: FAFIC disponibiliza espaço para discussão e voto on-line da população

A expectativa do plebiscito é alcançar 10 milhões de assinaturas – maior número já atingido por um plebiscito popular – que serão entregues ao Congresso

Por

04/09/2014 às 16h34

Plebiscito popular em Cajazeiras

Do dia 01 a 07 de setembro de 2014, está acontecendo em todo o país um Plebiscito Popular para decidir se a população brasileira é, ou não, favorável a uma reforma política.

A FAFIC – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e Letras de Cajazeiras, disponibilizou computadores em sua área de convivência, para a votação on-line do Plesbicito. Alunos e professores aproveitaram o momento para esquentar as discussões sobre tema.

A consulta denominada de “Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva pela Reforma Política” é iniciativa da Plenária Nacional dos Movimentos Populares.

Vários alunos votaram a favor, e tem no plesbicito a esperança de reais mudanças de uma reforma política democrática. Outros, expuseram  desconfiança, afirmando ser inviável legislar por meio de plebiscitos, principalmente em um país com as dimensões e disparidades sociais do Brasil.

O plebiscito tem apenas uma questão: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”. A população pode responder sim, ou não, para mostrar se concorda com a convocação de uma assembleia nacional constituinte para fazer a reforma política.

Os representantes dessa assembleia seriam parlamentares eleitos com novas regras com a única responsabilidade de debater as mudanças possíveis relacionadas ao sistema político por meio de novas leis e emendas na atual Constituição.

A expectativa do plebiscito é alcançar 10 milhões de assinaturas – maior número já atingido por um plebiscito popular no país – que serão entregues ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Presidência da República.

Assessoria

Tags:

Recomendado para você pelo google

VÍDEO

Capitão da PM conta que vítima de tiros em Cajazeiras fez revelação sobre crime antes de morrer

VÍDEO

No Sertão, Ricardo Coutinho rebate presidente da assembleia e manda recado duro para governador da PB

SAÚDE PÚBLICA

VÍDEO: Mensagem Empresarial recebe especialista em saúde pública e fala de práticas integrativas do SUS

DESCONTRAÇÃO

VÍDEO: Sucesso na internet, Gleyfy Brauly e MC Nem animam o programa Xeque Mate dessa semana