header top bar

section content

Plebiscito popular em Cajazeiras: FAFIC disponibiliza espaço para discussão e voto on-line da população

A expectativa do plebiscito é alcançar 10 milhões de assinaturas – maior número já atingido por um plebiscito popular – que serão entregues ao Congresso

Por

04/09/2014 às 16h34

Plebiscito popular em Cajazeiras

Do dia 01 a 07 de setembro de 2014, está acontecendo em todo o país um Plebiscito Popular para decidir se a população brasileira é, ou não, favorável a uma reforma política.

A FAFIC – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e Letras de Cajazeiras, disponibilizou computadores em sua área de convivência, para a votação on-line do Plesbicito. Alunos e professores aproveitaram o momento para esquentar as discussões sobre tema.

A consulta denominada de “Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva pela Reforma Política” é iniciativa da Plenária Nacional dos Movimentos Populares.

Vários alunos votaram a favor, e tem no plesbicito a esperança de reais mudanças de uma reforma política democrática. Outros, expuseram  desconfiança, afirmando ser inviável legislar por meio de plebiscitos, principalmente em um país com as dimensões e disparidades sociais do Brasil.

O plebiscito tem apenas uma questão: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”. A população pode responder sim, ou não, para mostrar se concorda com a convocação de uma assembleia nacional constituinte para fazer a reforma política.

Os representantes dessa assembleia seriam parlamentares eleitos com novas regras com a única responsabilidade de debater as mudanças possíveis relacionadas ao sistema político por meio de novas leis e emendas na atual Constituição.

A expectativa do plebiscito é alcançar 10 milhões de assinaturas – maior número já atingido por um plebiscito popular no país – que serão entregues ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Presidência da República.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: