header top bar

section content

VÍDEO: Desde 2019, Prefeitura de Conceição era alertada sobre risco de rompimento de açude, garante AESA

Presidente da agência explica que colocou monitoramento no açude a pedido do Ministério Público e sempre avisava à gestão municipal para fazer vistorias e reparos no sangrador, o que nunca aconteceu

Por Luis Fernando Mifô

11/01/2024 às 17h29 • atualizado em 11/01/2024 às 17h33

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) vinha alertando com frequência a Prefeitura Municipal de Conceição sobre o risco de rompimento da barragem do açude do sítio Roçado, na zona rural de Conceição, no Sertão do estado. A informação é do presidente da agência, Porfírio Loureiro.

No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, Loureiro explica que a AESA colocou monitoramento no açude a pedido do Ministério Público e sempre avisava à gestão municipal para fazer vistorias e reparos no sangrador, o que nunca aconteceu.

Com pouco mais de 500 m³ de água acumulada, o reservatório rompeu após as chuvas da noite dessa quinta-feira (11). Plantações foram destruídas, residências foram invadidas pela água e alguns moradores ficaram ilhados.

“É muito triste isso, a gente lamenta e, como órgão fiscalizador, vamos chamar todas as medidas cabíveis que são de nossa responsabilidade, como já vínhamos tomando, insistindo com o empreendedor [prefeitura] que fizesse os serviços necessários para que a barragem não viesse a ter o rompimento”, diz Porfírio Loureiro.

Água desceu com força pelos rios e plantações após romper barragem (Foto: Reprodução/Diogo Mangueira)

O presidente da AESA avisa aos proprietários de reservatórios privados e gestores de açudes públicos para que façam a limpeza constante, sobretudo do sangradouro. Ele ressalta que mesmo que o açude tenha sido feito com recursos federais, a responsabilidade da manutenção é de quem o construiu. No caso de Conceição, é da prefeitura.

“É muito importante que todas as prefeituras tenham equipe de manutenção nessas barragens, conjuntamente com as comunidades que são atendidas. Nós sabemos do nosso período chuvoso. Inicia a pré-estação em janeiro e acaba em maio ou junho. Então, de julho até dezembro tem tempo muito hábil de fazer a manutenção desses reservatórios para que eles possam receber as recargas que veham das chuvas”, destaca Porfírio Loureiro.

Até este momento, a Prefeitura Municipal de Conceição não se pronunciou sobre o fato.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: