VÍDEO: “IA fez Medicina avançar e tirou saúde mental da pré-história”, diz Dra. Ana Beatriz
A médica, conhecida nacionalmente por sua atuação, livros e presença digital, afirmou que a chegada da IA revolucionou o modo como diagnósticos e tratamentos são conduzidos
A renomada psiquiatra Dra. Ana Beatriz Barbosa concedeu entrevista exclusiva à TV e Rede Diário, em Cajazeiras, e destacou o impacto transformador da Inteligência Artificial na medicina — especialmente na área de saúde mental. A profissional esteve em Cajazeiras onde protagonizou uma das palestras mais marcantes da abertura do XVIII ENCA e do II Congresso Internacional de Ciências Integradas do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM).
A médica, conhecida nacionalmente por sua atuação, livros e presença digital, afirmou que a chegada da IA revolucionou o modo como diagnósticos e tratamentos são conduzidos.
“A Inteligência Artificial deu avanços e saltos dentro da Medicina. Na minha área, então, de saúde mental, a gente saiu da pré-história para uma busca de um futuro”, declarou. Durante sua palestra no ENCA, ela apresentou técnicas neuromoduladoras e apontou como o tratamento da depressão evoluiu de forma significativa. “Mudou muita coisa, e as perspectivas são muito boas”, ressaltou.
LEIA TAMBÉM:
Diagnósticos mais rápidos e precisos
Dra. Ana Beatriz enfatizou que a IA tem sido determinante na redução do tempo necessário para identificar doenças — especialmente as raras.
“As doenças raras, doenças que às vezes a gente levava 10 anos para fazer um diagnóstico, hoje um médico bem formado, juntando a inteligência artificial, faz isso em menos de 24 horas”, explicou.
Segundo ela, essa revolução no diagnóstico abre portas para tratamentos mais eficazes e para uma medicina muito mais personalizada.
Mensagem aos jovens: “Vocês têm conhecimento e poder como nunca antes”
Durante a entrevista, a psiquiatra deixou um recado direto para os jovens estudantes — especialmente os futuros profissionais da área da saúde:
“Nunca vocês tiveram tanta informação, tanto conhecimento e tanto poder de fazer as coisas acontecer. Os médicos que estão se formando vão viver um tempo em que será difícil perder pacientes. Vão perder por acidentes ou casos inevitáveis, mas, por exemplo, o câncer está tendo uma evolução absurda. Porque teremos medicina personalizada — hoje ainda pouco acessível, mas em 10 anos muito mais viável. Quem está se formando agora vai ver um universo muito, muito melhor.”
Impacto no ENCA e importância da discussão
A palestra da psiquiatra foi destaque absoluto da abertura do ENCA, realizada no ginásio da AABB, que recebeu um público vibrante e atento. Com uma abordagem sensível, provocativa e alinhada às tendências científicas, ela emocionou e inspirou alunos, professores e convidados nacionais e internacionais.
O evento — considerado o maior congresso acadêmico do Alto Sertão paraibano — reuniu atividades como minicursos, palestras e momentos de integração, reforçando o papel do UNIFSM como polo de inovação, ciência e formação humana.
A fala de Dra. Ana Beatriz consolida o ENCA 2025 como um espaço de reflexão profunda sobre o futuro da saúde, tecnologia e educação.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário