header top bar

section content

VÍDEO: Diretor da 12ª Ciretran em Sousa lista casos obrigatórios para novas placas do Mercosul

Todas as placas possuem um QR Code que consta todas as informações atuais do veículo

Por Campelo Sousa

31/01/2020 às 16h43 • atualizado em 31/01/2020 às 16h45

As novas placas do Mercosul entram em vigor em todo o Brasil nesta sexta-feira (31), depois de vários adiamentos. Elas se tornam obrigatórias apenas para carros novos e em situações que exijam a troca, como mudança de município e quando o item é danificado ou furtado.

A reportagem do Diário do Sertão conversou com Judicélio Oliveira Marques, chefe interino da 12ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba, para saber mais informações sobre a obrigatoriedade da nova placa.

“As placas são fabricadas por uma empresa de João Pessoa e cada Ciretran tem um posto de atendimento. O custo do par de placas é de R$ 177, em caso de ser necessário vistoria é acrescentado um valor de R$ 73”, destacou Judicélio.

Novas placas do Mercosul são obrigatórias em todo o País

Quem precisa da nova placa?

Veículos novos (Primeiro emplacamento)
Veículos em circulação (Troca de município e/ou estado)
Se as placas forem furtadas;
Se as placas forem danificadas;
Se o veículo mudar de categoria.

QR Code valida autenticidade de placas de automóveis
O QR Code localizado no lado esquerdo das novas placas de automóveis do Mercosul poderá ser lido por aplicativo desenvolvido pelo Serpro, o Vio (Android, iOS). No código, é possível ler o número serial da placa e, por sua vez, dados como a identificação do fabricante e do estampador, além de informações atuais do veículo. A tecnologia permite a rastreabilidade do processo de estampagem, o que dificulta a falsificação da placa.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: