header top bar

section content

VÍDEO: Rádios AM de Cajazeiras serão prejudicadas com a migração para frequência FM, diz jornalista

De acordo com o jornalista Gilson Souto Maior, além dos prejuízos financeiros e as rádios devem perder o alcance de sinal, que se tem na transmissão AM

Por Juliana Santos

13/11/2020 às 16h36 • atualizado em 13/11/2020 às 16h53

Em entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, nesta sexta-feira (13), o jornalista Gilson Souto Maior detalhou os possíveis prejuízos que as rádios AM da cidade de Cajazeiras podem ter com a mudança para frequência modulada FM.

De acordo com Gilson, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não teve paciência de escolher um modelo modulação FM por um modelo de transmissão digital. “Terminou mudando para essa ideia de AM para frequência modulada FM, e eu digo que não é um sistema bom. Porque uma emissora como a Rádio Difusora Cajazeiras que tem um alcance espetacular, e não terá o mesmo alcance na modulação FM”, disse.

O jornalista falou ainda que os prejuízos que deverão ser imensos, já que para fazer a migração será necessária a compra de novos equipamentos de transmissão. Por conta disso existe por parte dos donos das emissoras a resistência para a mudança. “A Difusora Rádio Cajazeiras que tem um transmissor de 25 quilowatts e você perder um equipamento desse caríssimo é um prejuízo muito grande”, afirmou.

Ainda de acordo com Gilson Souto a modulação FM é direcionada e dificulta o maior alcance, diferente da AM, que mesmo com o chiado característico tem um alcance maior e com a mudança para modulação FM o chiado deixa de existir, mas diminui obtenção do sinal.

Para a Anatel, a extensão da faixa de FM (destinação da faixa de 76 a 87,4 MHz) e a revisão dos critérios de viabilidade técnica (regras para avaliação do potencial de interferência entre canais), por exemplo, poderá viabilizar o atendimento dos pedidos de migração das emissoras AM que hoje aguardam a disponibilização de um canal em FM.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: