header top bar

section content

Comissão de Trabalho de Administração é favorável a desmembramento e criação de universidade do Sertão; Cidade da região de Cajazeiras ganhará campus. VEJA!

O Projeto do IFSPB teve excelente recepção da bancada paraibana (Senador Deca, Deputados Federais: Efraim Filho, Pedro Cunha Lima e Wilson Filho).

Por Diário do Sertão

19/12/2016 às 16h04 • atualizado em 19/12/2016 às 16h14

Reunião sobre o desmembramento do IFPB para IF do Sertão paraibano

Os professores do IFPB, Daladier Júnior e José Herculano Filho agradecerem o parecer positivo do relatório pela criação do IFSPB e a sensibilidade com a interiorização da educação tecnológica do Relator da Comissão de Trabalho de Administração e Serviço Público (CTASP), Deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), pois seu estado o Rio Grande do Sul já possui 4 IFETs, sendo o segundo estado com maior número de Institutos Federais perdendo apenas para Minas Gerais, que possui 6.

+ Em Sousa, professor se posiciona sobre desmembramento da UFCG. Veja Vídeo!

O Deputado Busato, relator do PL 4.389/2016 na CTASP apresentou em seu parecer favorável à criação do IF do Sertão da Paraíba versando que: “O IFPB atualmente possui onze unidades espalhadas pelo Estado e dez em processo de implantação. É um dos únicos Institutos Federais em contraste com outros Estados, que possuem dois ou mais Institutos Federais”.

Em síntese, o relator diz que “o grande número de campi vinculados a um único Instituto, com um enorme volume de atividades acadêmicas, uma grande dimensão do corpo docente e a distância territorial apontam para a necessidade de desmembramento do IFPB. Além de que, a criação de um novo Instituto fortalecerá as unidades de ensino situadas no Sertão da Paraíba”.

Ainda para o relator, Deputado Busato: “os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são essenciais para a qualificação de profissionais nos mais diversos setores da economia, em todo o território nacional. Os Institutos destacam-se também pela realização de pesquisas e pelo desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços, cooperando com o setor produtivo.

E o Instituto Federal do Sertão da Paraíba, além de sua inestimável importância na difusão do conhecimento científico, profissional e tecnológico, contribuirá ainda para a interiorização do ensino público no Estado da Paraíba. Bem como sua criação promoverá o desenvolvimento socioeconômico da região, suprindo a demanda por profissionais capacitados”.

O Projeto do IFSPB teve excelente recepção da bancada paraibana (Senador Deca, Deputados Federais: Efraim Filho, Pedro Cunha Lima e Wilson Filho), onde estes firmaram compromisso pela célere aprovação e implantação desta importante autarquia educacional, que fomentará o desenvolvimento sustentável de uma região historicamente e geograficamente mais abastada.

A convite do Deputado Wilson Filho houve uma Audiência com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, em seu gabinete no MEC, onde a pauta era o PROGRAMA: 2080 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS, que visa a interiorização do conhecimento, o qual objetiva: “Ampliar o acesso à educação superior de qualidade, na graduação e na pós-graduação, contemplando as especificidades da diversidade e da inclusão e a aprendizagem ao longo da vida, fortalecendo a ciência, a tecnologia e a inovação, apoiando atividades de ensino, pesquisa e extensão”, que estão inseridos na PLOA 2017-2019 (D.O.U. de 31/08/2016), pois o IFSPB já faz parte como meta do MEC.

Nesta audiência foi pormenorizado o Projeto do IFSPB que convergirá com a Zona Franca do Sémi-Árido e a Transposição do Rio São Francisco, criando pólos vocacionais para fixar mão-de-obra especializada nos campi, otimizando os Arranjos Produtivos Locais, buscando soluções para mitigar os efeitos da seca, prover cursos de pós-graduação, bem como levar formação de qualidade para o maior número de cidades do Sertão da Paraíba, enfim trazer mais cidadania aos sertanejos pelo viés de uma educação tecnológica mais inclusiva e inovadora. Assim, o Ministro da Educação nos deu informações encorajadoras sobre a breve implantação do IFSPB e nos dispomos a ajudá-lo para replicar este modelo virtuoso em construção.

De acordo com o Deputado Federal Wilson Filho serão vencidas todas as etapas em prol da criação célere do IFSPB, que trará mais oportunidades para os sertanejos em breve. Outra informação é que será criado o Campus de Uiraúna, que fará parte do futuro IFSPB.

“Nós entusiastas do IFSPB agradecemos ao CDL e SINDIBENS de Cajazeiras pelo relevante apoio, para que toda esta articulação fosse bem sucedida. Os parabenizamos pelas contínuas ações altruístas”, disse um dos professores.

.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: