VÍDEO: Com atuações em três estados, conheça trajetória e prioridades do novo diretor do Fórum de Cajazeiras
Juiz Ítalo Lopes Gondim, natural de João Pessoa, assumiu recentemente a direção do Fórum Ferreira Júnior, na Comarca de Cajazeiras, uma das mais importantes do Sertão da Paraíba, com diversos desafios pela frente
Com passagens por Comarcas da Paraíba, Maranhão e Rio Grande do Norte, o juiz Ítalo Lopes Gondim, natural de João Pessoa, assumiu recentemente a direção do Fórum Ferreira Júnior, na Comarca de Cajazeiras, uma das mais importantes do Sertão paraibano, com diversos desafios pela frente. Certamente o principal deles, embora a solução não dependa só dos juízes, é dar mais celeridade aos processos que se acumulam. Pelo menos o magistrado chega a Cajazeiras em um ano que pode ser divisor de águas para o Poder Judiciário local, em função da construção da nova sede do Fórum, prevista para ser entregue no segundo semestre de 2026.
Formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Dr. Ítalo atuou no INSS; no Tribunal Regional Eleitoral em Piancó, na Paraíba; foi juiz nas Comarcas de Amarante do Maranhão e Montes Altos, no Maranhão; e nas Comarcas de Macau, Luís Gomes e Florânia, no Rio Grande do Norte. Em 2025, solicitou ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) uma permuta entre magistrados para que ele pudesse trocar o Rio Grande do Norte pela sua terra natal.
“Ser juiz era um sonho que eu tinha desde quando ingressei nos bancos da faculdade. E ser juiz no próprio estado é mais do que eu podia imaginar que pudesse alcançar. Poder retornar para o meu estado na qualidade de juíz, que é um cargo que sempre sonhei, é muito gratificante para mim”, comemora o magistrado, em entrevista exclusiva ao programa Olho Vivo, da TV e Rede Diário do Sertão.
LEIA TAMBÉM:
Na Comarca de Cajazeiras, Dr. Ítalo já tem noção dos desafios enquanto aguarda a conclusão da obra do novo Fórum, mas ele promete enfrentá-los com comprometimento, responsabilidade e respeito aos colegas de trabalho e à população.
“Costuma-se dizer, quando a gente assume, que a magistratura é uma vocação, é um sacerdócio, e isso é verdade, porque quando nós nos comprometemos a exercer a magistratura, nós não somos juízes apenas quando estamos no fórum, mas 24 por 7 [24 horas por dia e 7 dias por semana], porque a litigiosidade no nosso país é grande e, por mais que trablhemos, a gente não consegue dar conta da demanda. O trabalho é gratificante, mas exige muito da gente, principalmente dedicação, responsabilidade e um constante aperfeiçoamento”.
Necessidade de mais juízes
Em dezembro de 2025, a Comarca de Cajazeiras recebeu três novos juízes ao mesmo tempo em que se despediu do ex-diretor do Fórum, o juiz Hemerson Alves Nogueira. Além de Ítalo Lopes Gondim, os outros dois novos integrantes são os juízes Lucas Sobreira de Barros Fonseca e Ronald Neves Pereira, que passaram a integrar o TJPB por meio de permuta entre tribunais.
Lucas era titular da Vara Única Criminal da Comarca de Russas (CE) e passou a responder pela 3ª Vara Mista da Comarca de Cajazeiras. Já o juiz Ronald Neves, que atuava como titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Icó (CE), assumiu a 2ª Vara Mista de Cajazeiras.
Editais de vacância
No dia 22 deste mês, o TJPB publicou quatro novos editais de vacância referentes às Comarcas de Cajazeiras, Sousa e Campina Grande, de entrância final. Os editais nº 08 e nº 10/2026, destinados à promoção pelo critério de antiguidade, contemplam o Juizado Especial Misto de Cajazeiras e a 6ª Vara Mista da Comarca de Sousa, respectivamente. Já os editais de vacância nº 09 e nº 11/2026, pelo critério de merecimento, referem-se à 4ª Vara Mista de Cajazeiras (promoção) e ao Juizado Auxiliar Misto da 2ª Circunscrição Judiciária, de entrância inicial, na modalidade de remoção.
ENTREVISTA COMPLETA COM O JUIZ ÍTALO LOPES GONDIM
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.


Deixe seu comentário