header top bar

section content

VÍDEO: Diretor comemora avanço nas obras do novo Fórum de Cajazeiras e destaca importância para a Comarca

Juiz Ítalo Lopes Gondim estima que a obra de construção da nova sede do Fórum e do Depósito Judicial será concluída até o final de 2026, se o andamento continuar dentro do cronograma previsto

Por Luis Fernando Mifô

30/01/2026 às 14h09 • atualizado em 30/01/2026 às 15h08

O novo diretor do Fórum Ferreira Júnior, em Cajazeiras, juiz Ítalo Lopes Gondim, estima que a obra de construção da nova sede do Fórum e do Depósito Judicial será concluída até o final de 2026, se o andamento continuar dentro do cronograma previsto.

A obra, localizada no bairro Jardim Soledade, teve início em 1º de outubro de 2025. O novo prédio terá uma área de 1.500 m², será equipado com sistema de climatização em todas as salas e equipamentos que visam modernozar o ambiente e proporcionar mais conforto aos servidores, magistrados e jurisdicionados.

“A construção desse novo Fórum é mais uma preocupação do poder judiciário em ofertar para juízes, servidores e demais atores do processo judicial um abiente adequado para que a Justiça possa funcionar e atender à sua finalidade”, disse o diretor em entrevista ao programa Olho Vivo, da TV e Rede Diário do Sertão.

Gondim ressalta que a demanda atual de processos exige um novo espaço, além de constante aperfeiçoamento do Poder Judiciário com novas tecnologias. “Nós não podemos lidar com a demanda de hoje com os mesmos instrumentos que nós tínhamos antigamente”, frisou.

Obra de construção do novo Fórum e do Depósito Judicial de Cajazeiras (Foto: TV Diário do Sertão)

Necessidade de mais juízes

Em dezembro de 2025, a Comarca de Cajazeiras recebeu três novos juízes ao mesmo tempo em que se despediu do ex-diretor do Fórum, o juiz Hemerson Alves Nogueira. Além do atual presidente, os outros dois novos integrantes são os juízes Lucas Sobreira de Barros Fonseca e Ronald Neves Pereira, que passaram a integrar o Tribunal de Justiça da Paraíba por meio de permuta entre tribunais.

Lucas era titular da Vara Única Criminal da Comarca de Russas (CE) e passou a responder pela 3ª Vara Mista da Comarca de Cajazeiras. Já o juiz Ronald Neves, que atuava como titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Icó (CE), assumiu a 2ª Vara Mista de Cajazeiras.

Editais de vacância

No dia 22 deste mês, o TJPB publicou quatro novos editais de vacância referentes às Comarcas de Cajazeiras, Sousa e Campina Grande, de entrância final. Os editais nº 08 e nº 10/2026, destinados à promoção pelo critério de antiguidade, contemplam o Juizado Especial Misto de Cajazeiras e a 6ª Vara Mista da Comarca de Sousa, respectivamente. Já os editais de vacância nº 09 e nº 11/2026, pelo critério de merecimento, referem-se à 4ª Vara Mista de Cajazeiras (promoção) e ao Juizado Auxiliar Misto da 2ª Circunscrição Judiciária, de entrância inicial, na modalidade de remoção.

ENTREVISTA COMPLETA COM O JUIZ ÍTALO LOPES GONDIM

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: