header top bar

José Ronildo

section content

Imposição

14/10/2025 às 05h09

Lucas Ribeiro e Lula (Foto: montagem)

Por José Ronildo – A cúpula nacional do Progressistas (PP) avalia impor aos diretórios estaduais e municipais uma posição oficial de oposição ao presidente Lula (PT), caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seja confirmado como candidato à Presidência em 2026. Na Paraíba, a situação é especialmente sensível. O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) integra a base de João Azevêdo (PSB), aliado de Lula.

Ainda tem a indefinição em relação a quem vai liderar a Federação, se Agnaldo Ribeiro (PP) ou Efraim Filho (União Brasil).

Alguns analistas acham que Efraim pode levar a melhor, tendo em vista que estaria mais sintonizado com esse pensamento dos dois partidos. Já se especula que Lucas Ribeiro, que vai assumir o governo do Estado e disputar à reeleição pode migar para o PSB, objetivando dar palanque ao presidente Lula.

Essa decisão também facilitaria uma aliança com o PT, hoje comandado na Paraíba, pela deputada estadual Cida Ramos, tendo em vista que Cícero Lucena, pré-candidato a governador e o senador Veneziano (MDB), pré-candidato à reeleição, este último, defensor de Lula convencer o PT a romper com João.

LEIA TAMBÉM:

Governador, João Azevêdo – Foto: divulgação

Aprovação
Apesar do debate envolvendo a sucessão estadual, o governador da Paraíba João Azevêdo (PSB) é aprovado pela maioria dos habitantes do Estado, segundo pesquisa do Instituto Real Big Data.

João tem aprovação de 63%. Outros 32% desaprovam. Não sabe ou não respondeu ficou em 5%. Na avaliação, são 34% os que acham o seu governo ótimo ou bom. Para 23% é ruim ou péssimo. Já 40% consideram regular.

Foram entrevistadas 1.200 pessoas, entre os dias 23 e 24 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Ninguém pode esconder o grande governo que João vem fazendo, com as finanças equilibradas, pagando dentro do mês trabalhado aos servidores e obras espalhadas em todos os recantos do Estado. Ele mesmo quando ficou só, após o rompimento com o seu chefe político, Ricardo Coutinho, mostrou que tinha capacidade para administrar bem o Estado.

Lula em evento na cidade de Cachoeira dos Índios. Foto: Diário do Sertão

Preferido
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém ampla vantagem sobre os possíveis adversários na disputa presidencial de 2026 entre os eleitores paraibanos. É o que mostra a pesquisa do Instituto Anova em parceria com o Portal PB Agora, realizada nos dias 2, 3 e 4 de outubro de 2025, em 70 municípios do Estado.

Quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula consolida sua liderança com mais de 50% das intenções de voto nos dois cenários testados.

Curtas

  • Airton Pires pode não ser eleito deputado federal, mas vai atrapalhar a candidatura de Santiago na região do Vale do Rio do Peixe.
  • O ex-prefeito sofre resistências dentro do próprio grupo que afirmam não fazer sentido essa candidatura. Nem ganha e vai atrapalhar, dizem.
  • Comissão da Câmara Federal aprovou projeto que põe fim de uma vez por todas o horário de verão, medida que já foi tomada com o intuito de reduzir o consumo de energia.
  • Lucas Ribeiro disse que não vai aceitar divisões na base: Não adianta servir a dois senhores. Alguns prefeitos estavam querendo votar em Cícero para governador e João para o Senado.
  • Que aberração. Projeto do senador Efraim Filho permite que supermercados comercializem medicamentos.
    Brasil atinge recorde de alunos no ensino superior. Pedagogia lidera matrículas.
  • O presidente dos EUA ligou para o presidente Lula e disse que em breve os dois se encontraram para desesperou de Eduardo Bolsonaro.
  • Em menos de dois anos, MEC aprova 77 novos cursos de medicina, com 4.412 vagas. Se antes faltavam médicos, daqui a pouco vai sobrar.
  • O senador Efraim Filho acredita que o racha no grupo da situação vai leva-lo para o segundo turno das eleições, na condição de candidato a governador.
  • Cícero Lucena e o filho, Mercinho Lucena devem mesmo se filiar ao MDB, juntamente com o senador Wellington Roberto, que vai deixar o PL.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: