header top bar

José Ronildo

section content

Presença

15/11/2025 às 16h59

Coluna de José Ronildo

Por José Ronildo – É impressionante como os políticos só são presentes quando uma campanha eleitoral se aproxima, no caso, os que vão disputar. A eleição só vai acontecer em outubro, mas tem dia que a gente observa avião subindo e descendo no Aeroporto Regional de Cajazeiras.

Tem pré-candidato que já veio à região duas vezes em uma semana. O foguete Efraim Filho, quando era deputado federal e decidiu disputar um mandato de Senador era presença constante, principalmente em municípios da região, onde ele contava com o apoio dos prefeitos, com especialidade no Vale do Rio do Peixe.

Um dos mais assíduos no momento em Cajazeiras e na região é o senador Veneziano, que vai disputar à reeleição. Ele esteve presente em Cajazeiras no carnaval e no São João, e recentemente esteve em uma cavalgada em São João do Rio do Peixe e ainda trouxe debaixo da asa, nada mais nada menos do que o prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, que não conta com nenhum apoio político na região. Fazia tempo que Cícero tinha vindo na região, especialmente na sua terra – São José de Piranhas, mas foi só se lançar pré-candidato a governador, marcou presença na Micaranhas.

Lucas Ribeiro tentou tirar proveito ao máximo da sua passagem pelo governo e esteve visitando algumas cidades da região. Teve semana que ele veio duas vezes em uma semana. Evidente que o pretexto era inaugurar obras e centros de distribuição de ração, mas o que ele queria mesmo era marcar território e aparecer já pensando nas eleições do próximo ano.

LEIA TAMBÉM:

Alguns eventos, como festa de emancipação política, também tem sido uma oportunidade de prestigiar as lideranças políticas locais, especialmente os prefeitos e ser visto pela população. Nas suas visitas a Triunfo e Poço de José de Moura, Lucas conseguiu, por exemplo, quebrar o gelo em relação ao prefeito Espedito Filho que vinha dizendo que não votara nele em função de ter mágoas do PP e do seu irmão Agnaldo Ribeiro.

Por falar em Agnaldo, esse também raramente anda em Cajazeiras, entretanto, tem feito o que é mais importante: apresentado emendas para obras, como pavimentação asfáltica, abastecimento d’água, além de ter sido decisivo para o ex-prefeito José Aldemir conseguir investimentos importantes que melhoraram a vida da população, como o CDI e os 600 apartamentos. Ele tem sido chamado de padrinho de Cajazeiras pela prefeita Corrinha.

Por sua vez, o deputado federal Wilson Santiago que é natural de Uiraúna tem sido muito presente e o tempo todo na região, especialmente do Vale do Rio do Peixe, entretanto, não é o que ocorre em relação a Cajazeiras, pois continua um deputado ausente e também não apresentou nenhuma emenda para a cidade.

Pesquisa

Com pouco tempo do lançamento de sua candidatura a deputado estadual, o ex-prefeito de Cajazeiras José Aldemir já apareceu entre os 36 pré-candidatos mais votados para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado, conforme pesquisa do instituto Seta, contratada pelo site Polêmica Paraíba. Aldemir vem trabalhando para recompor suas bases após ter passado oito anos focado na gestão em Cajazeiras.

Apoios

Após o lançamento da pré-candidatura de Zé Aldemir para deputado estadual, Júnior Araújo anunciou uma série de apoios à sua pré-candidatura, além da reafirmação de apoio, como foi o caso de Judivan de Lima, de São José de Piranhas, Júlio Neto e Emmanuel, de Santa Helena, vereador Claudino, de São José de Piranhas e Ninha do Frigorífico, de Cajazeiras. Nesse momento da pré-campanha a disputa é pelo apoio das lideranças, como prefeitos, vereadores e suplentes.

Câmara

Após o concurso público, a Câmara Municipal de Cajazeiras, segundo o Sagres, conta com 37 funcionários efetivos. Já o número de comissionados é de 99. Até setembro foi pago a comissionados 1 milhão 923 mil 880 reais. A vereadores, 1 milhão 902 mil 550 reais e aos efetivos 640 mil e 800 reais. A desproporção entre efetivos e comissionados ainda é muito grande. O salário do vereador é R$ 13 mil e 200 reais.  De janeiro a setembro cada vereador embolsou R$ 125 mil.  Não é à toa que a briga é grande para se eleger vereador.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: