header top bar

section content

VÍDEO: “Padre Rolim terá seu nome oficializado numa medalha inédita”, diz comentarista

O radialista afirmou que a criação dessa medalha é uma honra para Cajazeiras, pois o Padre Rolim plantou a educação para brotar o desenvolvimento na cidade.

Por Raquel Alexandre

15/04/2019 às 09h06 • atualizado em 15/04/2019 às 09h07

O jornalista cajazeirense Gutemberg Cardoso, comentou durante seu programa de rádio, na Arapuan FM, sobre a criação da Medalha “Padre Rolim”.

De acordo com Gutemberg Cardoso, o Padre Rolim foi um grande paraibano, que está para receber uma  justa homenagem com seu nome oficializado numa medalha, para ser concedida a educadores e religiosos. “Ninguém tem medalha no poder legislativo com esse perfil”, disse o jornalista.

O radialista afirmou que a criação dessa medalha é uma honra para Cajazeiras, pois o Padre Rolim plantou a educação para brotar o desenvolvimento na cidade.

Segundo Gutemberg, esta proposta é do deputado cajazeirense Jeová Campos (PSB).

O comentarista salientou ainda que o político paraibano Alcides Carneiro com base na obra do Padre Rolim criou a frase: “Cajazeiras é a cidade que ensinou a Paraíba a ler”.

BREVE HISTÓRIA DO PADRE ROLIM

Inácio de Sousa Rolim (1800-1899) foi um sacerdote católico e educador brasileiro. Cognominado pelo Imperador Dom Pedro II como “o Anchieta do Norte”. Foi membro da Academia Paraibana de Letras.

Padre Rolim fizera-se um nome de projeção, consagrando-se em todo o Nordeste como um sábio. Poliglota, falava fluentemente francês, inglês, alemão, italiano, espanhol, latim, sânscrito, hebraico, tupí-guaraní e grego. A ciência teve nele um prosélito. Fez da História Natural seu campo de predileção, cujos segredos perscrutava, desvendando o que ela tinha de impenetrável.

Em 1853, o presidente da Província, Antonio Coelho de Sá e Albuquerque, em sua mensagem à Assembléia Legislativa, fez elogios ao seu edificante trabalho: ” A moralidade e ilustração bem conhecidas desse distinto paraibano, e o assinalado serviço que presta à sua Província merecem a presente demonstração do meu reconhecimento.”

Em torno do colégio, foi crescendo o povoado, com grande crescimento que, em menos de cinqüenta anos, passou de simples povoado à condição de Vila, sede de comarca e cidade. Por isso que Padre Rolim é considerado o fundador de Cajazeiras, pois foi a sua obra que alavancou o surgimento da cidade.

 VEJA TAMBÉM:  “Dentro da federação tem um antro de roubalheira”, diz jornalista sobre a FPF

Recomendado pelo Google: